COMO PUNIÇÃO

Instagram passa a remover fotos que contenham gestos ofensivos

Expressão como o famoso "OK", feito com a mão, é considerada como apologia à supremacia branca.

IMIRANTE.COM

Atualizada em 27/03/2022 às 11h11
Gesto
Gesto "OK", muito utilizada por internautas, de todo o mundo, mas que Instagram considera como ofensiva e de apoio supremacista. Foto: Reprodução

MUNDO - A rede social Instagram passou a remover fotos de usuários que utilizam de gestos e expressões de incitação ao ódio, como o conhecido "OK", gesto de forma arredondada entre os dedos indicador e polegar (como na imagem acima), que é também um 'emoji' bastante popular e que adveio com as novas formas de se comunicar. Para que a imagem seja removida, é preciso que os demais usuários formalizem a denúncia sobre a postagem, no próprio aplicativo.

A expressão "OK", comumente utilizada por internautas de todo o mundo e usuários do Instagram, fere os princípios da rede social e a dignidade humana, de acordo com a função "relatório" do aplicativo. "Nossos critérios para remoção: fotos de símbolos ou discurso de ódio, como suásticas ou gestos de movimentos de supremacia branca; com legendas que estimulem a violência ou atacam qualquer pessoa com base no que ela é".

Relatório do Instagram que mostra as novas regras de postagem e em que cabem as denúncias. Foto: Instagram
Relatório do Instagram que mostra as novas regras de postagem e em que cabem as denúncias. Foto: Instagram

De acordo com o Instagram, o gesto "OK", feito com a mão, configura uma verdadeira expressão da supremacia branca. Muitas pessoas costumam utilizar do gesto nas imagens publicadas na rede, inocentemente. Mas, hoje, o gesto passou a ser um código extremista, e deve ser evitado e denunciado.

"Supremacia branca é uma forma de racismo centrada na crença de que os brancos são superiores a pessoas de outras origens".

Outra rede social, como o Facebook já adotou a nova regra e tem agido diariamente. Em maio, a rede social mais usada no mundo baniu um apoiador do presidente norte-americano Donald Trump por usar a expressão em uma de suas postagens. Ele ficou sem acesso por, pelo menos, 30 dias.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.