Arte urbana

Eduardo Kobra entrega mural em Buffalo e inicia projeto em New Orleans

O muralista brasileiro fez um painel sobre a amizade de Mark Twain e John T. Lewis, em uma área revitalizada da cidade norte-americana.

Na Mira, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h12
Eduardo Kobra em frente ao mural em Buffalo, nos EUA. / Foto: Brenda Turteltaub.
Eduardo Kobra em frente ao mural em Buffalo, nos EUA. / Foto: Brenda Turteltaub.

MUNDO - Eduardo Kobra entregou ao final da tarde de dessa quinta-feira (25), um mural na parede de um prédio na 1188 Hertel Av., região que vem sendo revitalizada na cidade de Buffalo, no estado de Nova York, Estados Unidos. O muralista brasileiro mostra a amizade de Mark Twain com o afrodescendente John T. Lewis. Como de hábito, Kobra destaca a diversidade, o que se insere na sua luta contra todas as formas de preconceito. “O racismo é um tema constante na obra do escritor e infelizmente ainda nos tempos atuais nos EUA e no mundo inteiro”, afirma.

Leia também:

Veja entrevista com o muralista Eduardo Kobra

Pela primeira vez, Eduardo Kobra faz um mural no Maranhão

Kobra se firma como um dos grandes nomes do grafite mundial

No mural, sobre a cabeça de Twain, há uma referência ao cometa Halley, que passou nos anos do nascimento (1835) e da morte (1910) do escritor. Twain não nasceu em Buffalo, mas viveu dois anos na cidade, que foi marcante em sua trajetória.

O mural mostra Mark Twain sentado nos degraus de um alpendre cercado de vinhas. Ao lado, está um de seus melhores amigos, o já citado John T. Lewis, agricultor e criador de porcos. Segundo destacou Colin Dabkowski, do jornal “The Buffalo News”, “o par improvável de amigos, que estão enterrados próximos um do outro no Cemitério Woodlawn de Elmira, encontrou uma nova vida no mural repleto de cores caleidoscópicas na 1188 Hertel Avenue”.

O novo mural de Kobra. / Foto: Brenda Turteltaub.
O novo mural de Kobra. / Foto: Brenda Turteltaub.

O mural feito em seis dias, em 14 horas de trabalho diário, por Kobra acompanhado dos artistas Agnaldo Brito e Marcos Rafael, se insere ainda no contexto, iniciado há cinco anos, do renascimento da arte de rua de Buffalo. Nos últimos dois anos, é o nono mural pintado na Hertel Av. e também o carro-chefe para transformar a região Norte de Buffalo em um destino para turistas. O muralista conta que foi à cidade a convite da Albright-Knox Art Gallery.

Na última segunda-feira (22), o artista brasileiro foi surpreendido com uma homenagem dada pela cidade por uma iniciativa do vereador Joel P. Feroleto: agora 22 de julho é em Buffalo o Dia do Eduardo Kobra (Eduardo Kobra Day). "Há quatro ou cinco anos quase não havia murais em Buffalo, e agora temos o maior artista mural do mundo inteiro aqui na cidade, na Avenida Hertel", diz Feroleto.

Nesta sexta-feira (26), Kobra começa em New Orleans um novo mural. Pintará o cantor e trompetista Louis Armstrong, ícone do jazz, nascido em New Orleans em 1901.

Kobra, que já pintou cerca de 50 murais nos EUA, 20 deles no ano passado, tem 42 convites fazer trabalhos no Exterior em 2019. “Ainda estou estudando cada convite e decidindo onde e quais os temas que abordarei nas cidades escolhidas”, diz o muralista, que no primeiro semestre deste ano fez em Mônaco um painel sobre Aquecimento Global. É a primeira vez que Kobra realiza murais em Buffalo e New Orleans.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.