Revelação

Estudo diz que música pode prejudicar a criatividade

A pesquisa foi feita por estudiosos da Lancaster University.

Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h14
(Foto: Divulgação)

Um pesquisa realizada para avaliar os efeitos de ouvir música enquanto você está realizando alguma atividade criativa mostrou que esse hábito pode afetar negativamente o desempenho do seu trabalho, o que vai de contra a crença popular que diz que ouvir música estimula o cérebro no setor criativo.

Estudiosos da Lancaster University fizeram diversos experimentos para chegarem até uma conclusão sobre esse efeito. No primeiro momento, voluntários foram expostos a músicas de fundo, ouvindo letras que não conheciam, enquanto outros foram expostos a melodias com letras familiares. Em uma segunda etapa, as pessoas que participavam do teste ficaram ouvindo música instrumental e, durante o período, receberam três palavras e deveriam encontrar um sinônimo para elas. Ao mesmo tempo, um terceiro grupo foi dado a mesma tarefa, mas em silêncio absoluto no local onde iriam desempenhar a atividade.

Os resultados apontaram que os participantes que trabalharam com música de fundo não conseguiram apresentar uma performance melhor do que os voluntários que estavam em silêncio. Em uma comparação simples, quem estava ouvindo música em quanto desenvolvia sua atividade acabava tendo um desempenho parecido com quem trabalha em uma biblioteca barulhenta. Apesar de não significar que ouvir música acaba completamente com a sua criatividade, é possível que fazer algo em silêncio traga um resultado melhor.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.