Cultura pop

Mickey 90 anos: Confira a trajetória do personagem

No Brasil, o personagem é dublado por Guilherme Briggs.

Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h15
Para comemorar o aniversário do Mickey basta comentar nas redes sociais utilizando a <i>hashtag</i> #Mickey90.
Para comemorar o aniversário do Mickey basta comentar nas redes sociais utilizando a <i>hashtag</i> #Mickey90. (Foto: Divulgação)

Um dos personagens mais queridos da cultura pop mundial completa 90 anos neste domingo (18)! Criado no dia 18 de novembro de 1928, o famoso Mickey Mouse é a alma e o coração da Disney, uma das empresas mais valorizadas no mercado do entretenimento.



Resistindo ao tempo, as novas tecnologias e ganhando força com o passar dos anos, o querido Mickey Mouse teve um início conturbado. A história do famoso camundongo começou em 1927 com o "Coelho Sortudo Oswald", estrondoso sucesso na época, o personagem foi criado por Walt junto ao seu irmão Roy, pela Disney Brothers Studio, como a empresa era chamada naquela época. Os materiais de distribuição de "Oswald" eram de domínio da Universal Pictures.

Confira:


Quando procurou a empresa para assinar um novo contrato, Walt Disney levou um susto ao saber que a empresa tinha contratado todos seus funcionários da Disney Brothers Studio e se apoderado de todos os direitos de Oswald através de uma brecha no contrato. Recomeçando do zero, Walt contou apenas com seu amigo Ub Iwerks, o único animador que sobrou da antiga empresa.

Na busca por um novo sucesso, Walt diminuiu as orelhas de Oswald, aumentou sua barriga e transformou o coelho no ratinho mais famoso da cultura pop. De início, o personagem iria se chamar Mortimer Mouse, porém através de um pedido de sua esposa, Walt Disney mudou o nome para Mickey.

Ainda com dificuldades, os primeiros curtas do camundongo não tiveram muito sucesso, porém a busca por distribuidores continuava. O sucesso veio junto ao curta "O Vapor Willie" que apresentava o personagem como um marinheiro fazendo música ao lado de Minnie.


Assista abaixo:



Com dublagem do próprio criador, o ratinho Mickey ganhava cerca de 12 animações por ano na época de 1937. Porém o primeiro longa do personagem veio com Fantasia, em 1940.

Desde então, o Mickey se tornou o maior símbolo da Disney, ganhando programas na televisão como o "Clube do Mickey Mouse" e inúmeras participações especiais.
Apesar de ter sido deixado um pouco de lado na época em que os contos de fadas, como Cinderela, A Pequena Sereia, A Bela Adormecida e Peter Pan faziam sucesso, a popularidade de Mickey nunca foi deixada de lado, se tornando uma das atrações principais nos parques de diversões da Disney e estampando diversos produtos como camisas, bonés, garrafinhas, entre outros.

Dublado por Guilherme Briggs no Brasil, o ratinho de 70cm se tornou a primeira animação a falar na história e hoje em dia tem até sua própria estrela na calçada da fama em Hollywood. Parte de sua história pode ser vista no longa "Walt antes de Mickey", estrelado por David Henrie, Armando Gutierrez e Thomas Ian Nicholas.

Confira ao trailer:


Assoprando as velinhas de 90 anos do Mickey Mouse, a Walt Disney Studios comemora um grande império do entretenimento mundial, adquirindo produções de renome como Marvel Studios, Lucasfilms e Fox em negócios milionários.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.