Estética

Entenda o que é a drenagem linfática e seus benefícios

O método, atua no sistema linfático, acelerando o processo de eliminação do edema.

Angra Nascimento / Imirante Imperatriz

- Atualizada em 27/03/2022 às 11h19
A técnica, trata-se de uma massagem aplicada por profissionais
A técnica, trata-se de uma massagem aplicada por profissionais (Foto: reprodução)

A drenagem linfática, é um processo fisiológico natural. No entanto, algumas técnicas aceleram a circulação da linfa, objetivando a diminuição do edema. O maior exemplo, é o método LEDUC, método científico reconhecido mundialmente, que atua no sistema linfático, acelerando o processo de eliminação do edema. A técnica trata-se de uma massagem aplicada por profissionais, capacitados pelo método através de movimentos suaves, lentos e relaxantes que proporcionam benefícios à saúde, estética e o bem-estar.

As principais indicações, são para tratamentos de edemas e linfedemas primários e secundários, gestantes e pós-operatórios. Na estética, melhora a qualidade da pele, principalmente a celulite. A drenagem linfática também é usada em casos oncológicos, como no câncer de mama, proporciona alívio nos casos de retenção de líquido, e distúrbios circulatórios nos membros inferiores.

A manobra de chamada, é a mais usada por produzir uma aspiração dos vasos linfáticos tendo duas funções: "aspirar" e impulsionar a linfa dentro dos capilares. Já a manobra de reabsorção, produz um aumento da pressão tissular e a orientação da pressão no sentido da drenagem fisiológica, pois promove a evacuação.

As contraindicações acontecem em processos infecciosos, TVP (trombose venosa profunda) e quando não há liberação médica.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.