Ação civil

Paul McCartney negocia direitos de músicas dos Beatles

Cantor reivindicava direitos de 260 canções, entre elas Yesterday e Hey Jude.

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 11h23
Paul abriu o processo em 18 de janeiro deste ano em prol dos seus direitos autorais
Paul abriu o processo em 18 de janeiro deste ano em prol dos seus direitos autorais (Divulgação)

EUA - Um dos principais compositores dos Beatles, Paul McCartney, fez um acordo confidencial para solucionar uma ação civil contra a Sony Music. O músico reclamava no processo de vários direitos autorais que não foram creditados em seu nome. O acordo, que foi revelado nesta quinta-feira (29) em documentos registrados na Corte Distrital de Manhattan, encerra o esforço preventivo do músico de 75 anos para garantir que os direitos autorais, que já pertenceram a Michael Jackson, sejam dele a partir de outubro de 2018.

Paul abriu o processo em 18 de janeiro pedindo uma declaração que dissesse que ele pode reivindicar mais de 260 direitos autorais, incluindo de canções creditadas a ele e John Lennon, como I Want to Hold Your Hand, Yesterday e Hey Jude.

Michael Jackson foi o responsável pelo maior lance pelos direitos autorais das músicas dos Beatles, em 1985, mas após algumas negociações, o astro pop vendeu sua participação no empreendimento para a Sony por 750 milhões de dólares. O juiz distrital Edgardo Ramos assinou uma ordem anulando o caso, mas concordou em reanalisá-lo se houver uma contestação. Não ficou claro como o entendimento afeta as reivindicações de direitos autorais de Paul.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.