Listas

Clássicos do terror: filmes do Hitchcock que marcaram a história do cinema

Terror psicológico é marca do diretor, que prende o espectador em suas tramas.

Ingrid García / Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h24
Alfred Joseph Hitchcock faleceu em 29 de abril de 1980, mas deixou sua marca na história do cinema. Foto: Reprodução
Alfred Joseph Hitchcock faleceu em 29 de abril de 1980, mas deixou sua marca na história do cinema. Foto: Reprodução

Quem é fã de filmes de terror provavelmente já deve conhecer o grande cineasta Alfred Hitchcock. Considerado o "Mestre do suspense", o britânico foi um dos mais conhecidos e populares realizadores de filmes desse gênero de todos os tempos.

É impossível ser um amante de cinema sem ver pelo menos uma vez na vida um dos longas de Hitchcock, que foi diretor de filmes clássicos como Psicose e Festim Diabólico. Suas obras são marcadas especialmente pelo terror psicológico, que prende o espectador na trama e deixa a gente com gostinho de quero mais.

Separamos alguns filmes clássicos do diretor para você adicionar em sua lista:

Janela Indiscreta (Rear Window)

A trama se passa em Greenwich Village, Nova York, onde L.B. Jeffries (James Stewart), um fotógrafo profissional, está confinado em seu apartamento por ter quebrado a perna enquanto trabalhava. Como não tem muitas opções de lazer, ele vasculha a vida dos seus vizinhos com um binóculo, quando vê alguns acontecimentos que o fazem suspeitar que um assassinato foi cometido.

Um Corpo que Cai (Vertigo)

Passado em São Francisco, James Stewart interpreta um detetive com fobia de altura contratado por um homem para seguir sua esposa com tendências suicidas (Kim Novak). Após resgatá-la de uma queda na baía da cidade, ele fica obcecado pela bela e atormentada mulher.

Festim Diabólico (Rope)

Cena do filme Festim Diabólico (1948)
Cena do filme Festim Diabólico (1948)

Brandon (John Dall) e Philip (Farley Granger) matam David Kentley (Dick Hogan), um colega da escola preparatória, apenas para terem a sensação de praticar um assassinato e provar que conseguem realizar o crime perfeito. Para desafiar os amigos e a família, resolvem convidá-los para uma reunião no apartamento deles, onde colocam a comida em cima de um baú e dentro do mesmo está o corpo da vítima.

Os Pássaros (The Birds)

Melanie Daniels (Tippi Hedren) é uma bela e rica socialite que sempre vai atrás do que quer. Um dia ela conhece o advogado Mitch Brenner (Rod Taylor) em um pet shop e fica interessada nele. Após o encontro ela decide procurá-lo em sua cidade. Ela dirige por uma hora até a pacata cidade de Bodega Bay, na Califórnia, onde Mitch costuma passar os finais de semana. Entretanto, Melaine só não sabia que iria vivenciar algo assustador: milhares de pássaros se instalaram na localidade e começam a atacar as pessoas.

Psicose (Psycho)

Marion Crane é uma secretária (Janet Leigh) que rouba 40 mil dólares da imobiliária onde trabalha para se casar e começar uma nova vida. Durante a fuga à carro, ela enfrenta uma forte tempestade, erra o caminho e chega em um velho hotel. O estabelecimento é administrado por um sujeito atencioso chamado Norman Bates (Anthony Perkins), que nutre um forte respeito e temor por sua mãe. Marion decide passar a noite no local, sem saber o perigo que a cerca.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.