Em Alta!

Cinema brasileiro é premiado no Festival de Cinema de Biarritz, na França

<i>Aquarius</i> ganhou o Prêmio do Júri e de melhor atriz para Sônia Braga.

Divulgação/Ancine

Atualizada em 27/03/2022 às 11h29
Cena do longa <i>Aquarius</i>.
Cena do longa <i>Aquarius</i>. (Divulgação)

FRANÇA - O cinema brasileiro saiu consagrado da 25ª edição do Festival de Cinema de Biarritz, na França. O resultado trouxe prêmios para quatro produções brasileiras: os longas A cidade onde envelheço, de Marília Rocha, e Aquarius, de Kleber Mendonça Filho; e os curtas Rosinha, de Gui Campos e Caminhos dos gigantes, de Alois Di Leo.

O filme A cidade onde envelheço, de Marília Rocha, ficou com o principal prêmio do evento, o troféu Abraço de melhor longa-metragem. A honraria veio apenas uma semana depois do longa ter vencido o 49º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.

A cidade onde envelheço, primeiro longa de ficção da diretora Marília Rocha, conta a história da jovem portuguesa Teresa, que decide deixar seu país para morar no Brasil e vai morar na casa de sua amiga Francisca, também portuguesa, que mora em Belo Horizonte há quase um ano.

Outro destaque brasileiro na premiação ficou por conta de Aquarius. O longa, de Kleber Mendonça Filho, conquistou o Prêmio do Júri da competição principal. Protagonista do filme, Sônia Braga também teve a sua atuação condecorada com o prêmio de Melhor Atriz.

Entre os curtas-metragens, mais prêmios para o Brasil. Rosinha, de Gui Campos, recebeu menção especial do júri. Já o curta de animação Caminho dos gigantes, de Alois Di Leo, venceu o prêmio paralelo oferecido pelo canal TV5 Monde.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.