Redes Sociais

Tire suas dúvidas sobre a atualização do Instagram que causou polêmica entre usuários

A rede social liberou uma nova forma de acompanhar as publicações.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h34
 Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O Instagram causou polêmica, neste mês de março, ao anunciar o lançamento de uma atualização que vai alterar o modo como as publicações aparecem no feed dos usuários. Com a atualização, as postagens não aparecerão mais de forma cronológica, mas por relevância – como já acontece no Facebook. Isso quer dizer, basicamente, que postagens de maior destaque (com mais curtidas, por exemplo) vão aparecer primeiro.

A novidade desagradou muita gente, principalmente usuários com um menor número de seguidores e curtidas nas publicações – que, na teoria, serão prejudicados com a atualização. Pensando nisso, o Instagram inaugurou um recurso para os usuários ativarem as notificações dos perfis que mais gostam e, assim, não perderem nada. O app também informou que a mudança não será realizada imediatamente, como muitos acreditavam. Ainda tem dúvidas? Vamos por parte:

O que muda?

 Agora, uma atualização - sinalizada por um ícone de três pontinhos - permite que no seu feed apareçam primeiro as publicações de maior destaque. Arte: Gustavo Santana / Imirante.com
Agora, uma atualização - sinalizada por um ícone de três pontinhos - permite que no seu feed apareçam primeiro as publicações de maior destaque. Arte: Gustavo Santana / Imirante.com

A principal mudança está no feed de publicações. Enquanto antes as fotos e vídeos apareciam na ordem em que foram postadas, agora eles irão aparecer conforme a relevância escolhida pela rede social.

Quais os critérios para que uma foto ou vídeo seja relevante?

De acordo com o Instagram, isso será baseado em vários fatores, como a relação do usuário com o perfil seguido e a hora em que a imagem ou vídeo foram publicados pela conta.

Além disso, a quantidade de curtidas e comentários também deverá ser importante. As publicações mais curtidas/comentadas e de perfis que tenham mais seguidores deverão aparecer primeiro.

Assim que eu atualizar o Instagram essas mudanças vão ocorrer?

Não. A rede social informou, em comunicado aos usuários, que a novidade ainda deve demorar um tempo para começar efetivamente. “Nós estamos ouvindo os usuários e garantimos nada vai mudar imediatamente. Nós prometemos que vamos informá-los quando as mudanças no feed começarem”, disse o comunicado.

Posso fazer algo para evitar as mudanças?

Após toda a polêmica nas redes sociais, o Instagram estuda a possibilidade de lançar o recurso com alguma espécie de opt-out, como ocorre com o Facebook (que permite mostrar os posts mais recentes) e o Twitter (que permite desligar a opção “mostrar os melhores tuítes primeiro”). Essa informação, porém, ainda não foi confirmada pela rede social.

Não quero perder nenhum post de um perfil. Como faço?

Se você não quer perder nenhuma atualização de um perfil que não tem muita “relevância” (ou seja, seguidores e curtidas), basta ir no perfil escolhido e clicar em “ativar notificações”, clicando naqueles três pontinhos que aparecem no canto superior direito da tela. Você também terá a opção de deixar de assinar um perfil quando quiser.

Quero mais visualizações para o meu perfil. É possível?

Sim. Assim como já é feito no Facebook, o usuário do Instagram poderá pagar a rede social para ter mais gente visualizando seu perfil e aparecer com mais frequência no feed.

Por que mudou?

A justificativa do Instagram é de que, com o crescimento no número de perfis e posts na rede social e o total de contas seguidas pelo usuário, uma quantidade gigantesca de publicações passaram a não ser vistas. Um usuário consegue ver em média apenas 30% das publicações do feed.

“Para aprimorar a sua experiência, nos próximos meses o seu feed será organizado para mostrar os momentos que acreditamos ser os mais importantes para você em primeiro lugar. Importante ressaltar que todas as publicações das pessoas que você segue estarão lá, apenas em uma ordem diferente.”, explica o comunicado oficial do Instagram.

Ou seja, todas as publicações ainda vão continuar aparecendo no seu feed de fotos e vídeos. Mas, graças a mudança no algoritmo, algumas terão mais destaques que outras e vão aparecer primeiro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.