Performance

Campeã olímpica nada em 'lagoa de sangue' em protesto contra guerra

Ruta Meilutytè é lituana e venceu medalha de ouro nos Jogos Olípicos de Londres em 2012.

Maria Fernanda Fontinhas / Na Mira

Atualizada em 08/04/2022 às 11h13
Imagem da performance 'Swimming Through', realizada por Ruta Meilutytè.
Imagem da performance 'Swimming Through', realizada por Ruta Meilutytè. (Foto: Reprodução)

MUNDO - A nadadora olímpica Ruta Meilutytè, da Lituânia, compartilhou nas suas redes sociais na última quarta-feira (6), um vídeo do protesto realizado por ela contra a Guerra na Ucrânia, que já se estende por mais de 40 dias e não tem previsão de chegar ao fim.

Na ocasião Rute nadou em uma lagoa tingida de vermelho, representando o sangue dos civis ucranianos mortos pelo exército russo. O local fica em frente à embaixada da Rússia localizada em Vilnius, capital da Lituânia.

A performance de nome “Swimming Through” (“Nadando através”) teve o apoio de autoridades locais e faz parte do projeto “Vermelho-sangue”, série protestos que vem acontecendo por vários países do mundo.

A nadadora explicou que o protesto contra a invasão russa tem intenção de ser um um apelo a favor do povo ucraniano, que tem sofrido as consequências do ataque promovido por Vladimir Putin.

“A performance “Swimming Through” é um apelo à ação em apoio ao povo ucraniano que está enfrentando o genocídio cometido pela Rússia. Com países como a Alemanha não intensificando e impondo sanções adequadas ao agressor, escolher dinheiro em vez de pessoas, torna difícil manter a esperança. Portanto, é crucial que continuemos agindo, divulgando informações verdadeiras, voluntariando, protestando, doando e pressionando nossos governos a agir”, escreveu Meilutytè.

Confira o vídeo da performance “Swimming Through”:

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.