Inédito

Equipe maranhense de eSports se classifica para campeonato nacional

O Pandas UFMA garantiu acesso ao BB Game Series pela primeira vez.

Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h03
O time maranhense confirmou vaga na disputa nacional após três vitórias e apenas uma derrota no torneio regional.
O time maranhense confirmou vaga na disputa nacional após três vitórias e apenas uma derrota no torneio regional. (Foto: divulgação)

SÃO LUÍS - A equipe de eSports da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) garantiu vaga no campeonato nacional BB Game Series pela primeira vez na história após obter um grande resultado na etapa classificatória que reuniu diversos times nordestinos. Com três vitórias e apenas uma derrota, para o UFPE Virtus (Pernambuco), o Pandas UFMA chegou ao segundo lugar na fase regional.

A equipe maranhense é formada por Bertoldo "bertoldo" Klinger, João "parker" Ramalho, Leonardo "lbz" Alencar, Leonardo "chato" Gonzales, Cezar "rzk" Filho, Guilherme "Kzord" Fernandes e Gerson "GrNelson" Diniz. O grupo conta com apoio da UFMA e surgiu para representar a instituição em torneio de esportes virtuais. Na fase classificatória para o BB Game Series, onde competiam apenas times da região Nordeste, a equipe maranhense disputou com outros onze grupos uma das seis vagas de acesso ao campeonato nacional.

De acordo com o atleta Gerson Diniz, o incentivo para a prática de esportes virtuais no Maranhão é fundamental para uma melhor compreensão de como funciona o universo do eSports. "A conexão entre os jogadores de eSports e a UFMA vem sendo um dos principais fatores para o aumento do interesse dos jovens maranhense pela modalidade esportiva. Juntamente com as redes sociais e outros meios de comunicação, estamos conseguindo mostrar como funciona o mundo dos esportes virtuais", disse o ciberatleta.

O mercado dos esportes virtuais vem crescendo diariamente e vem se tornando um dos poucos setores que crescem mesmo em meio pandemia do coronavírus. Atualmente, o Brasil tem o 13° maior mercado de games do mundo e o maior da América Latina. Já no Maranhão, essa área também se destaca como promissora, e tem revelado vários ciberatletas que participam de competições de nível nacional e mundial. Segundo José Sá, o Bad Hero, o caminho para se profissionalizar não é tão fácil e precisa de muito treino e dedicação. "Para se tornar um ciberatleta , você precisa primeiro se destacar nacionalmente dentro do jogo (modalidade) em que participa. Normalmente, cada jogo tem seu próprio sistema de ranking, no qual os jogadores competem entre si para subirem e se tornarem o melhor. A rotina varia muito dentro de cada time, mas é necessário muito treino e dedicação, além de inúmeras horas dentro do jogo que você quer se especializar." comentou o jogador.

No campeonato nacional, o Pandas UFMA será uma das 32 equipes que disputarão o título do torneio. Ao final de todas as rodadas, os seis melhores colocados deverão se enfrentar numa etapa final para saber quem fica com o troféu. O capitão do Pandas UFMA, Bertoldo Klinger, comentou sobre a campanha que gerou a classificação para o BB Game Series. Veja:

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.