Aldir Blanc no MA

Aprovados em dois editais da Lei Aldir Blanc poderão submeter mais quatro vídeos

Os quatro novos vídeo adicionados precisam ser inéditos.

Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h05
O edital Conexão Cultural 3 foi criado para premiar produções artísticas inéditas.
O edital Conexão Cultural 3 foi criado para premiar produções artísticas inéditas. (Foto: reprodução)

MARANHÃO - Artistas e fazedores de Cultura que foram aprovados nos editais Conexão Cultural 3 e Oficinas Artísticas da Lei Aldir Blanc (Lei nº 14.017/2020) no Maranhão, terão a oportunidade de enviar até mais quatro vídeos premiáveis.

A nova medida faz parte do conjunto de ações pensadas pela Secretaria de Estado da Cultura (Secma) para garantir socorro financeiro ao maior número possível de profissionais da área, um dos setores mais afetados com a pandemia de Covid-19.

A ampliação das premiações está prevista no edital de lançamento do Conexão Cultural 3 e Oficinas Artísticas, caso “houvesse disponibilidade orçamentária” e o número de vagas fosse maior que o de inscritos.

O prazo para submissão dos quatro novos vídeos iniciou nessa sexta-feira (20), e vai até o dia 4 de dezembro.

Para cada vídeo será pago o mesmo cachê que foi disponibilizado em cada um dos editais, ou seja, candidatos aprovados no edital Conexão Cultural 3 receberão R$ 2.500,00 por cada novo vídeo enviado e os aprovados no edital Oficinas Artísticas serão contemplados com o cachê de R$ 1.500,00 para cada novo vídeo submetido.

O profissional da cultura pode optar pela quantidade de novos vídeos que irá submeter, não sendo condicionado o envio de quatro vídeos. Por exemplo: o artista poderá enviar apenas um vídeo adicional, se assim optar. Independente da quantidade de novos vídeos que o artista aprovado queira disponibilizar, o candidato só poderá fazê-lo em um único envio.

Na plataforma mapeamento.cultura.ma.gov.br o candidato pode usar o botão SALVAR para memorizar dados adicionados a uma determinada inscrição, o que permite que sejam salvos links de vídeos ou outras informações. Mas após acionar o botão ENVIAR INSCRIÇÃO, o candidato não poderá editar os dados cadastrados e tampouco adicionar novos vídeos.

Passo a passo para inscrição de novos vídeos

1 – Os candidatos aprovados nos editais Conexão Cultural 3 e Oficinas Artísticas poderão adicionar novos vídeos acessando a plataforma mapeamento.cultura.ma.gov.br. Basta clicar na aba ENTRAR e acessar o sistema com o email e a senha que foram previamente cadastrados.

2 – Em seguida, acesse a aba EDITAIS e clique em ENVIO DE VÍDEOS (Conexão Cultura 3, Oficinas Artísticas – Pessoa Jurídica ou Oficinas Artísticas – Pessoa Física).

(Também é possível iniciar o processo clicando na aba PROJETOS. Pesquisar o edital de interesse, clicar em FAÇA SUA INSCRIÇÃO e acessar ENVIO DE VÍDEOS – Conexão Cultura 3, Oficinas Artísticas – Pessoa Jurídica ou Oficinas Artísticas – Pessoa Física).

3 – Para iniciar sua inscrição, selecione o agente responsável. Ele deve ser um agente individual (pessoa física), com um CPF válido preenchido. Em seguida clique em FAZER INSCRIÇÃO.

4 – No FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO , o candidato poderá alterar o agente responsável, adicionar uma INSTITUIÇÃO RESPONSÁVEL ou COLETIVO.

5 – Depois disso, o candidato deverá adicionar o número de sua inscrição em um dos dois editais (ou no Conexão Cultural 3 ou no Oficinas Artísticas). Após isso, será necessário informar o NOME DO REPRESENTANTE, o NOME DA ATRAÇÃO, TELEFONE e EMAIL.

6 – A última etapa é a inserção dos links de cada vídeo dos quatro novos vídeos. Depois disso é possível SALVAR o projeto ou apertar o botão ENVIAR INSCRIÇÃO. Lembrando que o candidato não poderá alterar as informações ou enviar novos vídeos caso já tenha enviado a inscrição.

Especificações dos vídeos

Os quatro novos vídeo adicionados precisam ser inéditos e deverão seguir as mesmas regras previstas em cada um dos editais, como por exemplo:

> Ter duração mínima de 30 minutos e máxima de uma hora

> Incluir as logomarcas da Secma nos créditos do vídeo

> Conter na legenda do conteúdo as hashtags #GovernodoMaranhao #SECMA #LeiAldirBlancNoMaranhão

Candidatos que aguardam recurso

Os candidatos inabilitados que aguardam recurso, e que eventualmente sejam aprovados em um dos dois editais citados acima, também terão oportunidade de enviar mais quatro vídeos.

Para quem está sesta situação será aberto, em breve, um novo prazo para submissão dos novos vídeos. Vale ressaltar que o prazo para submissão de recurso foi prorrogado até o dia 22 de novembro de 2020.

Sobre os editais

O edital Conexão Cultural 3 foi criado para premiar produções artísticas inéditas, em vídeo finalizado, para difusão em plataformas digitais de hospedagem aberta.

Ele foi voltado para as seguintes linguagens artísticas: Artes cênicas (Circo, Dança, Teatro), Literatura (Leitura Dramática de textos, poesias, contos, cordel, entre outros), Artes Visuais, Música (Autoral, Barzinho, DJ, Grupos, Bandas, entre outros).

Já o edital Oficinas Artísticas foi destinado para laurear oficinas artísticas, também em vídeo finalizado, das seguintes áreas: Artes cênicas, Artes Visuais, Literatura e Música.

Acompanhe mais informações sobre os editais da Lei Aldir Blanc no site (cultura.ma.gov.br) ou nos perfis da Secma no Instagram (@cultura.maranhao) ou no Twitter (@secma_cultura)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.