Oportunidade

Curso gratuito propõe aproximação de tradições musicais indígenas

Aulas serão ministradas nos dias 13 e 14 de outubro, das 14h às 18h.
Na Mira, com informações da assessoria08/10/2020 às 09h18
Curso gratuito propõe aproximação de tradições musicais indígenasAlém da escuta atenta de sons indígenas, serão desenvolvidas a contextualização e a prática vocal de alguns cantos. (Foto: divulgação/CCVM)

MARANHÃO - O Centro Cultural Vale Maranhão promoverá nos dias 13 e 14 deste mês, das 14h às 18h, o curso Músicas Indígenas, ministrado pela musicista Magda Pucci, de São Paulo. O curso propõe a aproximação de tradições musicais indígenas pouco conhecidas, de várias etnias do país como Kambeba (AM), Krenak (MG), Paiter Suruí (RO), Kaingang (RS), Ikolen-Gavião (RO), Xavante (MT) e Kaiowá (MS).

Além da escuta atenta de sons indígenas, serão desenvolvidas a contextualização e a prática vocal de alguns cantos, estimulando os participantes a experimentarem a sonoridade de algumas das 180 línguas indígenas brasileiras. O curso foi pensado para desmistificar a ideia de que toda cultura indígena é igual e colaborar com professores e gestores no processo de implantação da Lei 11.645 que determina a inclusão dos conteúdos indígenas no currículo escolar.

Leia também: Jovem de aldeia maranhense, em Amarante, vence prêmio nacional de fotografia

Magda Pucci é musicista, arranjadora, compositora, cantora e pesquisadora independente de músicas do mundo e das culturas indígenas brasileiras. Formada em Música (Regência) pela Universidade de São Paulo, é Mestre em Antropologia pela PUC-SP e Doutora em Pesquisa Artística pela Universidade de Leiden (Holanda). Como diretora musical e fundadora do grupo de música Mawaca, produziu cinco CD´s, quatro DVD´s e fez turnê pelo Brasil e mais de oito países.

O curso será transmitido pela Plataforma Zoom. As vagas tem um limite para 90 pessoas e os interessados em participar devem enviar nome completo, telefone e nome da oficina que deseja se inscrever para o e-mail: contato@ccv-ma.org.br. As inscrições são gratuitas.

Leia outras notícias em PortalNamira.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.