Cidadão Digital

Maranhense é selecionado como embaixador do Facebook e da Safernet

Carlos Haide Sousa Santos concorreu ao título com mais de 260 inscritos.

Na Mira, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h06
O técnico em Design de Móveis tem a missão de levar ações remotas de promoção de cidadania digital.
O técnico em Design de Móveis tem a missão de levar ações remotas de promoção de cidadania digital. (Foto: divulgação)

MARANHÃO - O maranhense Carlos Haide Sousa Santos, de 23 anos, virou oficialmente um cidadão digital. Na verdade, o título é Embaixador Cidadão Digital, conferido pela Safernet e o Facebook, na primeira edição do Programa.

Único maranhense e um dos quatro embaixadores da região Nordeste, juntamente com outros 14 embaixadores do país, o técnico em Design de Móveis tem a missão de levar ações remotas de promoção de cidadania digital e educação midiática para 30 mil alunos entre 13 a 17 anos de escolas públicas do país.

“Vou tratar de segurança digital, privacidade, prevenção e enfrentamento de violência online, relacionamentos saudáveis na rede, autocuidado e educação midiática para jovens que estão todos os dias na rede, sabendo ou não como se proteger dos perigos que o mundo online também proporciona”, informou.

Haide concorreu com mais de 260 inscritos, seguiu para a segunda etapa de desafios, passou por seis semanas de mentorias, entre julho e agosto, muito estudo e desenvolvimento de conteúdos para as redes sociais. “Estou muito feliz”, afirmou Haide. “É um grande projeto, inspirador de grande importância social”, enfatizou.

Ele irá receber uma bolsa de R$ 1.500 para seguir no programa. “Me senti vitorioso, valorizado e capaz”, desabafou. “É muito bacana se esforçar por algo que acredita e chegar lá”, comemorou

Todo o processo aconteceu durante o período de pandemia. “De repente eu que tenho a vida muito ativa me vi preso em casa por meses”. “Então me inscrevi no programa como uma forma de aprender mais e ocupar a mente nesse período”, explicou.

“A minha rotina pré-pandemia era bem cheia, estudando e estagiando na UFMA, que é bem longe da minha casa”, afirmou. “Nesse momento de isolamento é pela internet que tudo tem acontecido pra mim também, com música latina, pop, rap, séries no tempo livre e muito estudo e trabalho de forma remota, quase o dia inteiro, de segunda a sexta.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.