Luto

Morre, aos 74 anos, o escritor maranhense Waldemiro Antônio Bacelar

Waldemiro era membro da Academia Maranhense de Letras e formado em Direito pela UFMA.

Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h07
Waldemiro é autor de crônicas, artigos e outras produções literárias que colaboraram para a história da imprensa e literatura do Maranhão.
Waldemiro é autor de crônicas, artigos e outras produções literárias que colaboraram para a história da imprensa e literatura do Maranhão. (Foto: divulgação/UFMA)

MARANHÃO - Faleceu, nessa segunda-feira (3), o escritor e membro da Academia Maranhense de Letras Waldemiro Antônio Bacelar Viana, aos 74 anos, em decorrência de um câncer.

O escritor maranhense era formado em Direito pela Universidade Federal do Marannhão (UFMA) e exerceu diversos cargos públicos no Estado.

Waldemiro é autor de crônicas, artigos e outras produções literárias que colaboraram para a história da imprensa e literatura do Maranhão.

Em nota, a UFMA afirma que se solidariza com familiares e amigos e presta seus votos de profundo pesar.

Leia a nota completa na íntegra:

É com profundo pesar que a Universidade Federal do Maranhão comunica o falecimento do escritor maranhense, Waldemiro Antônio Bacelar Viana, ocupante da cadeira nº 2 da Acadêmia Maranhense de Letras (AML). Casado com a servidora da UFMA, Yara Maria Brito Bacelar Viana, Waldemiro faleceu aos 74 anos, em decorrência de leucemia.

Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Maranhão, Waldemiro exerceu, ao longo de sua vida, diversas funções públicas, como Assessor Administrativo da SANEL – Companhia de Saneamento de São Luís; Assessor de Relações Públicas da CAEMA – Companhia de Águas e Esgotos do Maranhão; Assessor Jurídico da CIMPARN – Companhia de Implantação de Projetos Agrários do Rio Grande do Norte; Diretor da Divisão de Serviços Patrimoniais da UFMA; Diretor Técnico da COMARCO – Companhia Maranhense de Colonização; Diretor Administrativo e Financeiro da COHAB-MA; Assessor da Presidência do ITERMA – Instituto de Terras do Maranhão; Advogado do INEB – Instituto Estadual do Babaçu, do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento CEPED, da Prefeitura de São Luís e do Projeto RADAMBRASIL, esse em Salvador.

Ee exerceu, ainda, a função de Diretor Executivo da Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal do Maranhão, 1986-87; Diretor do Departamento de Assuntos Culturais da UFMA, 1987-88; Assessor Especial do Reitor da UFMA, 1988-92; Secretário Geral da Associação das Universidades de Língua Portuguesa – AULP, 1989-92 Assessor do Secretário de Fomento à Indústria e ao Comércio do Estado do Maranhão; Chefe de Gabinete da Secretaria de Agricultura do Estado do Maranhão; Assessor de Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão.

Foi membro titular do Conselho Estadual de Cultura do Maranhão e do Conselho Universitário da UFMA; membro do Conselho Administrativo da EMATER. Integrante do quadro de pessoal permanente do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (hoje aposentado), membro da National Geographic Society, membro do Conselho Curador da Fundação José Sarney e membro efetivo da Academia Sambentuense.

Waldemiro també já foi agraciado com com a Medalha do Mérito Timbira; Medalha João Lisboa, outorgada pelo Conselho Estadual de Cultura do Maranhão, pelos relevantes serviços prestados à Cultura; outorgado com o grau de Oficial da Ordem dos Timbiras; agraciado com a Medalha Comemorativa do Bicentenário do Nascimento de Manuel Odorico Mendes, Medalha Comemorativa do Centenário da Academia Maranhense de Letras; diploma de Membro Honorário da Academia Caxiense de Letras e agraciado com o Titulo de Cidadão Sambentuense, pelos relevantes serviços prestados a Cultura do Maranhão.

Ele já publicou diversas crônicas e artigos em jornais ludovicenses, deixando um verdadeiro legado para a imprensa maranhense.

A Universidade se solidariza com familiares e amigos e presta seus votos de profundo pesar.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.