Marco histórico

Exposição virtual marca os 197 anos da Adesão do Maranhão à Independência

A exposição terá importantes do processo de adesão do MA.

Na Mira, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h07
Além da exposição, a programação realizada pelo Arquivo Público do Maranhão contará com duas palestras virtuais.
Além da exposição, a programação realizada pelo Arquivo Público do Maranhão contará com duas palestras virtuais. (Foto: divulgação)

MARANHÃO - Último Estado a aderir à Independência do Brasil, o Maranhão só reconheceu sua emancipação quase um ano depois, em 28 de julho de 1823. Com documentos que registram esse momento histórico, o Arquivo Público do Maranhão (APEM) abre nesta segunda-feira (27), a exposição virtual “197 anos da Adesão do Maranhão à Independência”.

O Arquivo disponibilizará acesso aos documentos originais, fontes primárias com registros importantes do processo de adesão do Maranhão à independência do país.

“Pelos documentos e relatos, sabe-se que o governador do então Estado Colonial português, juntamente com grande número de portugueses que aqui viviam, iniciaram intensa repressão aos que propagavam a favor da Adesão do Maranhão à Independência, sobretudo no interior do Estado”, informa a diretora do APEM, Fabíola Tavares.

A partir desse acontecimento, o Maranhão deixa de ser Estado Colonial de Portugal para se constituir em Província do Império do Brasil. Os governantes passam a ser escolhidos pelo imperador do Brasil com o título de Presidente da Província do Maranhão.

Além da exposição, duas palestras serão disponibilizadas pelo Instagram do APEM com a participação do Prof. Dr. Marcelo Cheche Galves, na segunda-feira (27), com o tema “A incorporação do Maranhão ao Império do Brasil”, e live na terça-feira (28), às 15h, do Prof. historiador Euges Silva de Lima, e o historiador Rogério Teixeira Rodrigues, sobre “O 28 de julho e a Independência do Maranhão”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.