Festival maranhense

Festival Guarnicê de Cinema ocorrerá de forma virtual em 2020

A 43ª edição do evento será realizada de 14 a 21 de outubro.

Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h07
O comitê organizador do festival garantiu todas as mostras competitivas e premiações.
O comitê organizador do festival garantiu todas as mostras competitivas e premiações. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Presente anualmente na agenda dos maranhenses e amantes de cinema, o Festival Guarnicê anunciou algumas modificações em seu formato para que possa ocorrer ainda este ano. Em razão da pandemia do novo Coronavírus, o evento que reúne o público para prestigiar produções audiovisuais será realizado virtualmente.

A 43ª edição do Festival Guarnicê de Cinema será de 14 a 21 de outubro de 2020, de forma totalmente online. O comitê organizador do festival garantiu todas as mostras competitivas e premiações, conforme previsto no edital do evento.

Inicialmente, a edição 2020 do evento havia sido programada para ocorrer em junho e pelas circunstâncias da Covid-19 precisou ser adiado. A realização do Festival Guarnicê de Cinema é da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), via Diretoria de Assuntos Culturais (Dac), com apoio de instituições públicas e empresas.

Com o objetivo de difundir produções audiovisuais e promover o intercâmbio entre realizadores de países ibero-americanos e de língua portuguesa, o Guarnicê reúne mostras competitivas nacionais de curtas e longas, e, exclusivas aos realizadores maranhenses, mostras competitivas estaduais de curtíssimas, curtas e longas. Além de ser composto, também, pela categoria de reportagem televisiva de caráter documental e especial, seriada ou não; videoclipe e filme publicitário.

Premiações

As premiações oficiais são a de melhor longa nacional, que receberá o Troféu Guarnicê mais R$ 23 mil reais, dedutíveis de impostos; melhor curta nacional, que receberá o Troféu Guarnicê e mais R$ 12 mil reais, também dedutíveis de impostos, e o Prêmio Assembleia ao melhor filme realizado por maranhenses com premiação em dinheiro de 10 salários mínimos, também dedutíveis de impostos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.