No Youtube

Presidente do Boi Valente da Ilha produz vídeos sobre cultura popular

Arialdo Moraes viu no Youtube uma forma de se reinventar.

Na Mira, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h07
O primeiro vídeo, lançado no início de junho, abordou o cancelamento do São João.
O primeiro vídeo, lançado no início de junho, abordou o cancelamento do São João. (Foto: arquivo pessoal)

MARANHÃO - Em meio à pandemia da Covid-19, que ocasionou o cancelamento do São João do Maranhão em 2020 com celebrações presenciais, o presidente do Boi Valente da Ilha, Arialdo Moraes, teve que se reinventar. E foi pela internet, respeitando o isolamento social, que ele encontrou um meio de apresentar o seu batalhão e ainda se comunicar com os admiradores do Bumba Meu Boi. Por meio do canal do boi no Youtube, o presidente iniciou uma série de vídeos falando sobre a cultura popular do Maranhão – em especial o Bumba Meu Boi.

O primeiro vídeo, lançado no início de junho, abordou o cancelamento do São João – medida apoiada pelo fazedor de cultura. “Nós, do Boi Valente, assim como todos os outros grupos, já estávamos a todo vapor. Trabalhando na confecção das nossas indumentárias, nos ensaios da nossa orquestra e do corpo de baile, mas aí surgiu a pandemia de Covid-19, e, com ela, o cancelamento do nosso São João”, afirmou.

“E nós do Valente, apesar de diretamente afetados por esse cancelamento, concordamos com a decisão. Nós entendemos que o interesse coletivo deve se sobrepor ao individual. Claro que um ano sem São João nos entristece, nos afeta muito, porque nós amamos fazer cultura; mas a gente entende que é por um bem maior. Nesse momento, nada é mais importante do que preservar vidas, salvar as pessoas. E no ano que vem, aí sim, faremos um São João ainda maior, ainda melhor, com oportunidades para todos”.

A união dos grupos de Bumba meu boi

O vídeo mais recente fala sobre o movimento iniciado pelos grupos de Bumba meu boi, que se uniram para que todos conseguissem pelo menos mil inscritos em seus respectivos canais no Youtube. Isso porque a plataforma de vídeos só permite que canais com pelo menos mil inscritos façam transmissões ao vivo.

“O cancelamento do São João 2020 nos obrigou a pensar fora da caixa. As lives solidárias, nesse contexto, são uma alternativa para amenizar um pouco os efeitos negativos que todos nós tivemos. Só que, para fazer as lives, os bois precisam ter pelo menos mil inscritos em seus canais. Foi então que surgiu esse bonito movimento entre donos de Bumba boi. Nós nos unimos para que todos conseguissem seus mil inscritos e assim pudessem fazer suas lives solidárias. O movimento teve participação de vários grupos; além do Valente, participaram Boi de Axixá, Boi da Lua, Boi de Santa Fé, Boi Brilho da Ilha, Boi de Sonhos e muitos outros”.

Segundo Arialdo Moraes, a união entre os grupos é vital para a continuidade da cultura popular do Maranhão. “É muito importante que a gente não se discrimine, não se julgue melhor do que ninguém. Temos que fazer como fizemos agora, com essa união. O São João do Maranhão é forte e único por causa de todas as suas manifestações culturais, não podemos agir como se estivéssemos em competição uns com os outros. Pelo contrário, devemos sempre nos ajudar. É assim que vamos manter viva a nossa cultura”, pontuou.

Foi para divulgar ações como essa, e também falar da cultura do Maranhão como um todo, que o presidente do Boi Valente da ilha, sotaque de orquestra, resolveu também se arriscar como “youtuber”. “É mais uma forma da gente se comunicar com os admiradores da cultura do Maranhão. Percebemos que ainda não existia nada parecido e resolvemos tentar. Felizmente, a recepção tem sido muito boa. Nossa ideia é lançar pelo menos dois vídeos por semana”, concluiu.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.