Temporada junina

Programação virtual do São João do Maranhão inicia nesta sexta-feira

Minissérie ''Bumba Meu Maranhão'' será exibida semanalmente.

Na Mira. com informações da Secma

Atualizada em 27/03/2022 às 11h07
Este ano, os arraiais dla cidade dão lugar a programações virtuais.
Este ano, os arraiais dla cidade dão lugar a programações virtuais. (Foto: Adriano Soares / Imirante.com)

MARANHÃO - Com a pandemia do novo coronavírus, eventos que atraem grande público estão suspensos para evitar aglomerações. Por isso, o tradicional São João do Maranhão, uma das festas populares mais conhecidas e animadas do país, não será como os anteriores.

Este ano, os arraiais espalhados pela cidade dão lugar a uma vasta programação virtual. A minissérie ‘Bumba Meu Maranhão – Patrimônio da Alegria’, será exibida semanalmente, em sete capítulos, de cerca de 10 minutos aproximadamente, e vai abordar diversos aspectos da brincadeira folclórica e do período junino maranhense.

Os episódios ficarão disponíveis no perfil do Instagram da Secretaria de Cultura do Maranhão.

“A exposição de vídeos vai contar um pouco da história do bumba meu boi e da nossa festa junina”, diz o secretário estadual de cultura Anderson Lindoso. Em cada episódio, um tema específico destacando particularidades da festa. O vídeo de abertura, nesta sexta-feira (19), terá como tema ‘Origem: A lenda de Catirina e a preparação da festa’, mostrando os preparativos da festa.

Os sotaques de zabumba e costa de mão serão tema do segundo vídeo, que vai destacar ainda a festa Encontro de Gigantes e o Festival de Zabumba. No terceiro capítulo, os sotaques da baixada e matraca têm destaque, lembrando também festas que atraem multidões como o Encontro de Bois da Baixada, realizado no município de Matinha; e as tradicionais festas de São Pedro e São Marçal.

O sotaque de orquestra vai ser tratado no quarto vídeo, mostrando a beleza das brincadeiras do Munim e Ilha, além dos eventos parafolclóricos ou alternativos e o Encontro de Miolos. As danças populares (lelê, lili, côco, pela porco, caroço, cacuriá, baile de caixa e tambor de crioula) são a atração do quinto vídeo da websérie.

O público vai conhecer mais sobre as danças tradicionais e terão uma vasta informação de como são preparadas as quadrilhas juninas (sanfonada e estilizada), no sexto vídeo da série. A exibição mostra ainda as danças cigana, portuguesa e boiadeiro ou country. A websérie encerra com vídeo tratando da economia da Cultura, abordando fatos do arraial do Maranhão como a maior festa popular do Estado e mostrando a relação arte e economia cultural em ‘A vida que imita a arte (da Cultura)’.

A programação conta ainda com exposição intitulada Olhar Junino, composta de fotos, vídeos e depoimentos sobre o São João. A mostra vai contar com participação do público pela hashtag #OlharJunino2020. Haverá também o lançamento de uma playlist na plataforma Spotify, com as músicas juninas do Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.