City Tour de Encantos

Novo programa oferece oportunidades de renda para guias de turismo

As inscrições para participar foram abertas nesta quarta (1º).

Na Mira, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h08
A iniciativa tem objetivo de dar continuidade à difusão do turismo diante do atual cenário de crise sanitária mundial.
A iniciativa tem objetivo de dar continuidade à difusão do turismo diante do atual cenário de crise sanitária mundial. (Foto: Reprodução)

MARANHÃO - A Secretaria de Estado do Turismo do Maranhão (Setur), divulgou, nessa terça-feira (31), edital de credenciamento para guias de turismo realizarem city tour online nos principais atrativos turísticos dos quatros polos indutores do Estado: São Luís, Lençóis Maranhenses, Delta das Américas e Chapada das Mesas.

Leia também: Programa incentiva trabalho de artesãos maranhenses

O programa City Tour de Encantos tem como objetivo oferecer à população serviços de guiamento turístico, via internet, e é uma alternativa de continuidade à difusão do turismo diante do atual cenário de crise sanitária mundial.

Inscrições

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no período de 1º a 06 de abril, exclusivamente pelo e-mail: editais.seturma@gmail.com. O candidato deverá enviar por e-mail a ficha de inscrição, disponível no Anexo I do edital, devidamente preenchida e assinada, assim como a documentação exigida de forma digitalizada, conforme consta no edital.

Para participar do processo seletivo é preciso ser pessoa física maior de 18 anos, maranhense, ou radicado no Estado há pelo menos um ano, ter comprovação de atuação na atividade de guia de no mínimo seis meses, possuir cadastro no Sistema Nacional de Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), entre outros requisitos obrigatórios presentes no edital.

No ato da inscrição é necessário também enviar um vídeo de até um minuto contando a história de algum atrativo turístico dos polos participantes, como por exemplo: Igreja da Sé; Poço Azul; Caburé e Parque dos Lençóis Maranhenses. O vídeo de apresentação é um dos documentos obrigatórios para inscrição.

Segundo requisitos contidos no edital, cada guia de turismo poderá executar no máximo 10 vídeos, com a definição de pagamento no valor de R$ 80,00 (oitenta reais) por roteiro gravado. Cada vídeo enviado deve ter no mínimo 5 minutos e, no máximo, 10 minutos, com conteúdo gravado especificamente para o projeto na posição preferencialmente em gravações únicas e sem cortes.

Seleção

A seleção dos trabalhos ficará a cargo da Comissão de Seleção, composta por três representantes da Setur, que irão analisar os critérios de seleção e pontuação, conforme os requisitos de avaliação contidos no edital.

Serão selecionados os guias de turismo que obtiverem maior quantidade de pontos no processo de seleção a ser realizado pela Comissão, que atribuirá nota levando em consideração os seguintes critérios: Criatividade, Interatividade e Desenvoltura.

A nota final será extraída pela multiplicação das notas parciais atribuídas na avaliação da Comissão de Seleção nos quesitos regular (1 a 4 pontos), bom (5 a 7 pontos), ótimo (8 a 10 pontos) e pelo peso nos quesitos Criatividade (peso 5), Interatividade (peso 3) e Desenvoltura (peso 2).

O resultado da análise documental do credenciamento será divulgado no dia 9 de abril, no site da Setur/MA e no Diário Oficial.

Cronograma

ATIVIDADES PRAZO
Publicação do Edital 31 de março de 2020
Inscrições das Propostas 1º a 6 de abril de 2020
Análise das Propostas 7 a 8 de abril de 2020
Divulgação do resultado final 9 de abril de 2020

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.