Imicast

Nostalgia: veja cinco jogos de tabuleiros para se divertir com a galera

Mesmo na era dos videogames, saiba mais sobre esse gênero de diversão interativa.

André Nadler / Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h09
(Foto: Divulgação)

Na era pré-smartphones e bem antes de boa parte da diversão do mundo se armazenar dentro de celulares e consoles virtuais, crianças e adolescentes do mundo todo se divertiam com os populares jogos de tabuleiros. Neles, você usa superfícies planas e pré-marcadas, com desenhos ou marcações de acordo com as regras envolvidas em cada jogo específico e são uma excelente opção de entretenimento com a família ou amigos.

Quem nunca ouviu falar em Ludo, Banco Imobiliário ou até mesmo o popular jogo de Damas? De acordo com pesquisas, existem registros de jogos desse tipo há cerca de 5000 anos em civilizações como Egito e Mesopotâmia. Apesar de não ter uma data específica de surgimento desse entretenimento, o jogo Mancala é conhecido como um dos mais antigos, com mais de 7 mil anos de existência.

É importante ressaltar que foi na década de 1980 que os jogos de tabuleiro ficaram ainda mais populares e ganharam o mundo todo. Porém, com o tempo foi eles perderam um pouco de visibilidade devido ao surgimento dos jogos eletrônicos, mas nos últimos anos voltaram a ganhar adeptos.

Para celebrar esse tipo de diversão, o Imirante.com listou cinco jogos de tabuleiro. Veja:

1. War

Número de jogadores: 3-6

Um dos jogos de tabuleiro mais disputados e com uma proposta extremamente competitiva. Quem já participou de um duelo de War com certeza sabe que esse jogo pede uma "treta" entre os participantes e provavelmente várias amizades já foram desfeitas por esse motivo. O jogo foi criado nos EUA e chegou no Brasil em 1972. Como o próprio nome já diz, trata-se de um jogo de guerra e o segredo aqui é montar a melhor estratégia, ter sorte nos dados e alcançar o seu objetivo - que é sorteado por meio de cartas - primeiro que os seus adversários.

Dominar territórios por meio de inteligência e sorte é fundamental em War. Esse jogo é tão popular que além da versão tradicional, onde você precisa dominar países e continentes do mundo, já existem versão extras como War II, War Império Romano e War III. No War II, há até aviões para atacar o inimigo.

2. Banco Imobiliário (Monopólio)

Número de jogadores: 2-8

O jogo mais capitalista do mundo não poderia ficar de fora dessa lista. O Banco Imobiliário é uma versão do Monopoly americano (que hoje em dia também pode ser encontrado no Brasil), mas ambos possuem o mesmo formato de jogo. Neles, você participa de simulações de compra e venda de imóveis que são marcados no tabuleiro que vai sendo percorrido pelos jogadores através do decorrer das rodadas. O vencedor deve ser aquele que ficar mais rico o conquistar mais propriedades.

Quem jogou Banco Imobiliário ou Monopoly quando criança sabe que esse tipo de entretenimento consegue transformar até a pessoa mais tranquila do mundo em um ser sem escrúpulos. Uma das maiores dúvidas que o game coloca em questão é a administração de bens e finanças, levando você a se questionar por quanto tempo dá para continuar com uma dívida enorme sem vender uma propriedade?

3. Ludo

Número de jogadores: 2-4

O que esse jogo tem de velho, ele tem de bom! Aparentemente, parece ser tudo questão de sorte, mas é necessário uma boa dose de estratégia para você sair vencedor em um duelo de Ludo. O fato de você poder "comer" e eliminar as peças do adversário é uma bela forma de instigar a disputa dentro do tabuleiro.

É bem fácil compreender o modo de jogo de Ludo. Cada participante recebe quatro peças de uma mesma cor e devera se movimentar pelas casas conforme os números que conquistar ao arremessar os dados e o objetivo é dar uma volta pelo tabuleiro com todas as suas peças, até voltar ao seu quartel general. Vale lembra que cada peça só pode entrar no jogo quando o jogador tira o número seis no dado.Se uma peça cair na mesma casa que outra pela do adversário, a peça do adversário é enviada de volta para o início.

4. Batalha Naval

Número de jogadores: 2

Como uma verdadeira batalha naval, o objetivo aqui é afundar os navios do seu inimigo e um destaque desse game é que você criar seu próprio tabuleiro usando papel quadriculado. Você pode ir desenhando os navios, e para a galera mais sofisticada, dá pra até comprar o jogo que já vem com várias peças.

O modo de jogar também é simples. Cada jogador vai posicionando seus navios em lugares estratégicos e que não podem ser vistos por seu oponente. Depois, à vez, os participante devem escolher uma posição no tabuleiro para realizar o "ataque", marcando se atingiu ou não um navio. Para que você se torne o vencedor, é necessário atingir e afundar todos os navios do adversário.

5. Jogo da Vida

Número de jogadores: 2-8

Esse aqui o programa "Bom Dia & Cia", com o Yudi e a Priscilla, divulgou bastante. Como o próprio nome já deixa evidente, o jogo vai envolver várias fases da vida que vão desde o casamento até a morte, por exemplo. No tabuleiro, você vai percorrendo com um carrinho que representa uma família hipotética - os pininhos são o casal e os filhos - e os obstáculos vão surgindo. O vencedor é quem se sair melhor na “vida”.

Surpresas como situações difíceis ou golpes de sorte não para de acontecer, e assim como na vida real, você nunca sabe o que lhe espera no futuro. Trata-se de uma disputa emocionante em busca do sucesso. O jogo é longo, porém muito interessante.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.