Democratização cultural

Municípios do Maranhão recebem projeto da Orquestra Sinfônica Brasileira

A ação faz parte do projeto Conexões Musicais.

Na Mira, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h11
Criado em 2017, o Conexões Musicais tem como objetivo criar uma rede de interação em cidades do interior.
Criado em 2017, o Conexões Musicais tem como objetivo criar uma rede de interação em cidades do interior. (Foto: reprodução)

MARANHÃO - Nesta quinta-feira (19), 250 educadores da rede pública de ensino das cidades de Pedreiras, Trizidela do Vale, Lima Campos, Capinzal do Norte e Santo Antônio dos Lopes participarão do “Orquestra em Sala", primeira fase do “Conexões Musicais”, projeto de responsabilidade social e democratização cultural da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB).

Na ocasião, músicos da OSB ministrarão palestras leves e interativas, com o objetivo de capacitar esses educadores, para que eles repliquem a seus alunos os conhecimentos adquiridos sobre o universo da música de concerto, o funcionamento de uma orquestra sinfônica e o trabalho dos músicos. O encontro será no Castelo Leicam, no município de Pedreiras.

O “Orquestra em Sala” é o primeiro contato da Orquestra Sinfônica Brasileira com as comunidades por onde passa e funciona como uma preparação para a fase seguinte do Conexões Musicais. Em novembro, músicos moradores dessas cidades terão a oportunidade de participar de workshops com renomados instrumentistas da OSB, que, ao final do dia se apresentarão em concertos de câmara, abertos ao público.

Criado em 2017, o Conexões Musicais tem como objetivo criar uma rede de interação em cidades do interior, promovendo o acesso à cultura e à informação. A Orquestra Sinfônica Brasileira conta com a Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Sobre a Orquestra Sinfônica Brasileira:

Fundada em 1940, a Orquestra Sinfônica Brasileira é reconhecida como um dos conjuntos sinfônicos mais importantes do país. Em seus 78 anos de trajetória ininterrupta, a OSB já realizou mais de cinco mil concertos e é reconhecida pelo pioneirismo de suas ações, tendo sido a primeira orquestra a realizar turnês pelo Brasil e exterior, apresentações ao ar livre e projetos de formação de plateia.

Nas últimas sete décadas, a OSB revelou nomes como Nelson Freire, Arnaldo Cohen e Antônio Meneses, e esteve à frente, maestros e compositores brasileiros como Heitor Villa-Lobos, Eleazar de Carvalho, Claudio Santoro, Francisco Mignone e Camargo Guarnieri. Também faz parte de sua história a colaboração de alguns dos maiores artistas do cenário internacional como Leonard Bernstein, Arthur Rubinstein, Mstislav Rostropovich, Igor Stravinsky, Claudio Arrau, Zubin Mehta, Lorin Maazel e Kurt Masur, entre muitos outros.

Composta atualmente por mais de 70 músicos brasileiros e estrangeiros, a OSB contempla uma programação regular de concertos, apresentações especiais e ações educativas, além de um amplo projeto de responsabilidade social e democratização de acesso à cultura.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.