Cultura maranhense

Boi de Axixá recebe elogios após ensaio itinerante

O ensaio foi promovido pelo Boi Lendas e Magias, na quadra da escola Flor do Samba.

Na Mira, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h18
O grupo fundado há 59 anos por Francisco Naiva.
O grupo fundado há 59 anos por Francisco Naiva. (Foto: divulgação)

MARANHÃO - Com 59 anos de história, o Boi de Axixá traz como tema este ano: “Boi de Axixá: cultura e tradição rumo aos 60 anos”. Charme e beleza dão show à parte em cada arraial onde a brincadeira se apresenta. Escolhidas em uma seleção rigorosa para compor um dos grupos mais representativos do sotaque de orquestra, as personagens encantam todas as plateias com seu bailado ritmado e indumentárias caprichosamente produzidas para a temporada junina

"Sensacional poder contemplar o bumba boi de Axixá, quando soube através dos meios de comunicação que esse batalhão lindo estaria aqui, eu reuni a familia e vim pra cá. Cresci acompanhando o boi e hoje passo isso aos meus filhos e netos. Sem sombras de duvidas, o Axixá nunca mudou suas raízes e seu gingado", disse a aposentada Dona Maria Cristina, 66 anos, emocionada.
A graciosidade das Índias do Boi de Axixá
Combinado à musicalidade inconfundível do grupo fundado há 59 anos por Francisco Naiva, o visual produzido pelas belas personagens faz delas atrações de destaque no São João do Maranhão, dignas de admiração crescente por sua dedicação ao nobre papel que desempenham no folclore.
O gingado dos vaqueiros (as) do Axixá
A cada apresentação é notório dos vaqueiros (as) campeadores e de fitas do boi de Axixá, que fazem a inconfundível história do tradicional bumba-meu-boi do sotaque de orquestra.
Ensaio Itinerante
O ensaio itinerante demonstra a União de todos os grupos folclóricos do Estado, onde cada brincadeira se disponibiliza a participar dos eventos do outro grupo em datas pré agendas, abertas ao público em geral para prestigiaram.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.