Investimento

Pontos de Cultura, no Maranhão, recebem R$ 2,2 mi

Valor será destinado a 40 unidades localizadas na capital maranhense, contemplada em edital do Ministério da Cultura.

Portal Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h25
Pontos de Cultura são grupos, coletivos e entidades que desenvolvem atividades culturais em suas comunidades.
Pontos de Cultura são grupos, coletivos e entidades que desenvolvem atividades culturais em suas comunidades. (Foto: Flora Dolores/O Estado)

MARANHÃO - Os 40 Pontos de Cultura espalhados por São Luís (MA) vão receber o prêmio de R$ 2,2 milhões após serem contemplados em edital. O pagamento foi autorizado nesta sexta-feira (17) pelo Ministério da Cultura.

A iniciativa faz parte da estratégia de repactuação e saneamento das contas dos Pontos de Cultura promovida pela pasta.

"Nossa intenção é, a partir de agora, acelerar o processo e garantir que a rede de Pontos de Cultura de São Luís já possa receber os primeiros pagamentos ainda neste semestre", afirmou a secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural do MinC, Débora Albuquerque.

Os recursos visam promover ações de formação nos Pontos de Cultura, assistência e intercâmbio, participação social e mobilização em rede, e informação, promoção e comunicação

Pontos de Cultura

Os Pontos de Cultura são grupos, coletivos e entidades de natureza ou finalidade cultural que desenvolvem e articulam atividades culturais em suas comunidades e em redes, reconhecidos e certificados pelo Ministério da Cultura por meio dos instrumentos da Política Nacional de Cultura Viva (PNVC).

Instituída pela Lei nº 13.018, de 22 de julho de 2014, a PNCV é uma parceria entre a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios com a sociedade civil. Entre os principais objetivos, estão os de garantir o pleno exercício dos direitos culturais aos cidadãos brasileiros, estimular o protagonismo de entidades culturais de todo o País e promover a gestão pública compartilhada das políticas públicas de cultura, com base em mecanismos democráticos de diálogo e participação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.