Oportunidade

Inscrições abertas para minicurso sobre produção das Artes Visuais no Maranhão

O curso é gratuito e os interessados já podem se inscrever.

Na Mira, com informações da Secom

Atualizada em 27/03/2022 às 11h31

SÃO LUÍS - Para quem se interessa pela história das Artes Visuais no Maranhão, a Galeria Trapiche Santo Ângelo oferece, no período de 4 a 8 de julho, o minicurso Artes Visuais no Maranhão: História, Ensino e Produção, que será ministrado pelo professor e pesquisador João Carlos Pimentel Cantanhede.

O curso é gratuito e os interessados poderão se inscrever pelo e-mail galeriadeartesescma@gmail.com ou pelo telefone 3216-3830. O curso, com duração de cinco dias, será realizado no horário das 14h às 17h, na Galeria Trapiche, localizada na Avenida Vitorino Freire, na Praia Grande (Centro Histórico).

A história das Artes Visuais no Maranhão foi uma inquietação do pesquisador que surgiu, ainda, na graduação em Educação Artística realizada na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Ao longo de 12 anos, todo o conteúdo coletado pelo pesquisador resultou na publicação do livro Veredas estéticas: fragmentos para uma história social das artes visuais no Maranhão, lançado em 2008. A publicação foi adotada por professores de artes da rede de ensino do Maranhão como referência historiográfica, relacionando a produção dos artistas locais com os diversos estilos e escolas de artes na história do Brasil.

Durante o minicurso, João Carlos fará uma abordagem ampla sobre a história das artes visuais, dividida por período histórico, iniciando pelo Século XVII até chegar a arte contemporânea. Outro debate importante que será realizado durante o minicurso é sobre a importância do Salão de Artes Visuais de São Luís.

Personalidades

João Carlos destaca três grandes personalidades das artes visuais na história do Maranhão. O italiano Giuseppe Leone Righini, também referido como Joseph Léon Righini, que chegou ao Brasil em 1856, e que produziu diversas obras com paisagens de Pernambuco, do Maranhão e, sobretudo, de Belém, marcadas pela destreza em articular áreas de luz e sombra.

Domingos Tribuzi é outro nome importante para a história das Artes Visuais. Pintor, desenhista e professor, vem para o Maranhão por volta de 1829, onde se dedica a pintar retratos, miniaturas e desenho. É considerado o primeiro professor de arte do Maranhão, tendo por discípulos Giácomo Venero, Joseph Montecelli, João Manoel da Cunha e José Mário Bílio Júnior e o seu filho Horácio Tribuzi.

Já no Século XX, o pesquisador apontou o artista José de Paula Barros, como grande personalidade na história das artes visuais, por ter tido o mesmo papel de Tribuzzi no século anterior, como fundador da Escola de Belas Artes do Maranhão, no ano de 1922, onde hoje funciona a Academia Maranhense de Letras.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.