Programação

Semana Nacional de Museus começa neste domingo

Programação com palestras, oficinas, entre outras atividades.

Na Mira, com informações da Secom

- Atualizada em 27/03/2022 às 11h32
Durante o evento, também, será realizada a 4º Mostra de Museus e Pontos de Memória do Estado do Maranhão.
Durante o evento, também, será realizada a 4º Mostra de Museus e Pontos de Memória do Estado do Maranhão. (Divulgação)

SÃO LUÍS - Para comemorar o Dia Internacional dos Museus, as Casas de Cultura participam da 14ª Semana Nacional de Museus, que começa neste domingo (15) e prossegue até o dia 21 de maio, na comunidade do Cajueiro, na zona rural de São Luís. O projeto tem como tema Os museus e as paisagens culturais e o subtema Os museus e as paisagens culturais da comunidade do cajueiro de São Luís/MA.

A proposta é desenvolver atividades na comunidade e em espaços museais da cidade de São Luís, como forma de refletir sobre a importância da identidade cultural local, através das diversas paisagens que se apresentam. A comunidade do Cajueiro foi escolhida por ser uma ocupação social formada por pescadores, agricultores e extrativistas, possuindo em seu território grandes sítios arqueológicos e um dos mais antigos terreiros de culto afro do Brasil, o Terreiro do Egito, que de acordo com moradores, foi um quilombo antes da abolição da escravatura.

Durante o evento, também, será realizada a 4º Mostra de Museus e Pontos de Memória do Estado do Maranhão, que visa mostrar os resultados das ações desenvolvidas na comunidade do Cajueiro.

A programação vai contar com palestras, oficinas, rodas de conversa, contação de histórias, mapeamento socioeconômico e cultural, apresentações culturais, e exposições.

As atividades serão realizadas na União de Moradores do Cajueiro, UEB Manuela Varela, Instituto Manancial da Comunidade do Cajueiro, Comunidade Guarimanduba, margens do Rio Arapapaí, Museu Histórico e Artístico do Maranhão e Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.