Carnaval

Carnaval do Maranhão terá folia de atrações locais e nacionais

Ao todo, serão mais de 750 apresentações que prometem fazer uma grande festa.

Divulgação / Secom

Atualizada em 27/03/2022 às 11h57

SÃO LUÍS - Com uma vasta e diversificada programação, o “Carnaval do Maranhão - É só alegria no coração” promete uma folia na medida para os maranhenses e visitantes. O roteiro, organizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secma), inclui cortejos carnavalescos pelas ruas do Centro, shows na Praça Deodoro e apresentações de grupos nos Corredores Deodoro-Cajazeiras e Cajazeiras-Praça da Saudade, Ceprama e nos espaços Viva. Ao todo, serão mais de 750 apresentações durante a festança.

“Pensamos uma folia que agradasse a todos os gostos, por isso destacaremos a nossa tradição e abriremos espaço para artistas que fazem a festa pelo país inteiro. Que todos possam se divertir e que saiam às ruas com o espírito de alegria e de paz”, afirmou a secretária de Estado da Cultura, Olga Simão.

Tribos de índio, blocos tradicionais, organizados e alternativos, escolas de samba, casinhas da roça e muitas outras atrações embalarão o folião em São Luís. Além deles, haverá shows em palco montado na praça Deodoro. A estreia será no domingo (23), com a apresentação do grupo Monobloco. Em seguida, será a vez da cantora Daniela Mercury (sábado, 1º); do sambista Diogo Nogueira (dia 2); o sertanejo Israel Novaes (dia 3); e a banda Paralamas do Sucesso (dia 4).

O roteiro terá, também os maranhenses Betto Pereira, Mano Borges, Gerude, Ailana Lee, Big Band, Erasmo Dibel, Bicho Terra e Pepê Júnior. A programação dos shows é organizada pela Secma e Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), com apoio da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) e do São Luís Convention & Visitors Bureau.

Cortejo na abertura

A abertura oficial da folia ocorrerá na sexta-feira (21), com Cortejo Carnavalesco Deodoro-Praia Grande. A concentração dos grupos está marcada para as 17h, na praça Deodoro, de onde seguem fazendo a festa até a área da Praia Grande. No local, a folia continua com apresentações no Canto da Cultura e nas Praças Nauro Machado e da Faustina - o último espaço é reservado aos tambores de crioula. O Cortejo tem nova edição na sexta (28).

A festa movimentará os bairros no sábado (22) e domingo (23). O roteiro inclui apresentações de manifestações nos Vivas do Anjo da Guarda, Bairro de Fátima, Cidade Operária, Estiva, João Paulo, Liberdade, Vila Embratel e Maiobão.

A Madre Deus, também, será embalada pela folia no domingo (23). As atrações farão a festa no Beco do Gavião, no Ponto de Fuga e no Ponto do Meio. O roteiro está programado para começar às 18h e encerrar-se à meia-noite.

O Ceprama e a Praça da Saudade serão palco de apresentações especiais no domingo (23) e no período oficial do Carnaval (de 1º a 4). Entre as atrações da primeira noite, no Ceprama, show de Josias Sobrinho, Grupo Lamparina, Gerude e Mákina du Tempo. Já na Praça da Saudade, a noite de abertura terá apresentações do Grupo Folia de Três, Embala Brasil, Banda do Bicho Terra, Sambauê, Banda do Jegue Folia e Ronald Pinheiro.

A exemplo de anos anteriores, serão montados dois grandes espaços para a passagem das atrações nos dias de Carnaval (de 1º a 4): Corredor Deodoro-Cajazeiras e Corredor Cajazeiras-Praça da Saudade.

Só nesse espaço, a programação inclui mais de 70 apresentações por noite. Além disso, nesses dias, a folia animará, também, o Ponto do Meio, o Ponto de Fuga, o Beco do Gavião, além de Rodas de Tambor no Canto do Rialto e Canto do Mocambo (Madre Deus).

Monobloco abre shows na Praça Deodoro

Shows de artistas nacionais garantirão um brilho a mais à folia maranhense, sempre na Praça Deodoro, a partir das 19h. Teremos o grupo Monobloco (no domingo 23), Daniela Mercury (sábado, 1º); sambista Diogo Nogueira (dia 2); o sertanejo Israel Novaes (dia 3); e a banda Paralamas do Sucesso (dia 4).

Subirão ao palco, também, os maranhenses Betto Pereira, Mano Borges, Gerude, Ailana Lee, Big Band, Erasmo Dibel, Bicho Terra e Pepê Júnior. A intenção é repetir o sucesso da festança do ano passado, quando grande público cantou e dançou no espaço, com segurança e tranquilidade.

Consagrado por incorporar diversos ritmos e estilos musicais à batida do samba, o Monobloco vai abrir a festa no domingo (23). O grupo teve boa recepção dos maranhenses e retorna, este ano, à folia.

A animação fica por conta dos integrantes Pedro Luís (voz, violão e guitarra), Mário Moura (baixo), C.A. Ferrari, Sidon Silva, Celso Alvim (bateria e percussão). O Monobloco hoje está entre os grupos brasileiros que contabilizam mais apresentações durante o ano todo.

O repertório eclético vai das marchinhas tradicionais de João Roberto Kelly ao samba de Cartola e Clara Nunes, passando pelo xote de Alceu Valença, o forró de Luiz Gonzaga, o funk de MC Leonardo, até canções de Paralamas do Sucesso, Raul Seixas e Tim Maia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.