Universidade Ceuma

Professores e alunos da Universidade Ceuma são vencedores do Prêmio Fapema

A cerimônia ocorreu no início da semana passada no Teatro Arthur Azevedo.

Na Mira com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 12h00

O pró-reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Ceuma, Valério Monteiro, a professora Cristina Loyola, a professora de Jornalismo, Josie Bastos e o estudante do curso Sistemas de Informação, Arão Alves de Farias, orientando pelo professor Will Ribamar Mendes Almeida estiveram entre os vencedores do Prêmio Fapema 2013. A cerimônia de entrega da premiação ocorreu no início da semana passada no Teatro Arthur Azevedo.

O Pró-Reitor foi premiado na categoria “Pesquisador Sênior”, tendo como tema de sua pesquisa “Aspectos microbiológicos e epidemiológicos da pneumonia associada à ventilação mecânica”. Ele realizou um estudo em uma UTI de um hospital público da capital onde os pacientes foram avaliados quanto à idade, sexo, causa de internação na UTI (clínica ou cirúrgica), presença de comorbidades, data de internação na UTI e data de início da VMI. A exposição aos fatores de risco também foram avaliados assim como a exposição aos fatores de risco.

Vencedora da categoria Desenvolvimento Humano, a professora Cristina Loyola teve como tema do seu trabalho “Cuidando do Futuro”. Este objetiva reduzir a mortalidade infantil neonatal,e criar outras possibilidades de aprendizado para crianças e adolescentes através de dois projetos educacionais inovadores:Sementinha- Educação debaixo do pé de manga e o Ser Criança – Educação pelo brinquedo, que estão sendo realizadas nos quilombos de Santa Joana e Santa Rosa, no município de Itapecuru Mirim.

A professora do curso de Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, Josie Bastos, foi vencedora na categoria Divulgação Científica, com o programa ‘Caminhos da Pesquisa’. Compreender o desenvolvimento e ir além do puro e simples consumo imediato dos resultados obtidos na pesquisa científica é o principal objetivo da iniciativa.

O estudante do curso Sistemas de Informação da Universidade Ceuma, Arão Alves de Farias, do 5° período do curso de Sistemas de Informação, orientado pelo Will Ribamar Mendes Almeida em parceria com a Karla Virgínia Bezerra de Castro, coordenadora do curso de Fisioterapia, foi premiado na categoria Melhor Trabalho de Iniciação Científica. O objetivo da pesquisa foi verificar o efeito da utilização de um jogo digital na melhoria da cognição e motricidade de idosos com faixa etária de 60 a 75 anos.

Para representar os demais agraciados, Valério Monteiro Neto relembrou o início da pesquisa no Maranhão, enfatizando o quão difícil era um curso de pós-graduação no Estado, uma vez que a pesquisa ainda era tímida e precisava de mais investimentos para ampliar a Ciência maranhense. Ele agradeceu à Fapema por este incentivo, visto que, a partir deste trabalho de conjunto, foi possível a ampliação da pesquisa e a criação de cursos stricto sensu (mestrados e doutorados).

“O recebimento deste prêmio é mais que uma satisfação pessoal, é uma honra. Tenho certeza de que não apenas para mim, mas para todos os agraciados nas diferentes categorias. Quando participamos de uma concorrência como esta, é óbvio que o nosso objetivo é de sermos selecionados. Quando você participa de uma concorrência a uma premiação é óbvio que o seu objetivo é ser indicado, ninguém concorre pensando de forma diferente. Entretanto, quando alguns amigos e ex-alunos passaram a me parabenizar pela premiação por e-mail, asseguro-lhes sem falsa modéstia, eu demorei a acreditar! Isto porque, na atualidade, a qualidade das pesquisas tem sido elevada. Não somente em Ciências Biológicas, mas em todas as áreas do conhecimento. Além do mais, há uma massa crítica de Doutores com perfis de carreiras científicas de Pesquisador Sênior mais adequadas do que a minha”, ressaltou o pró-reitor Valério Monteiro Neto.

A seleção dos vencedores foi uma das mais concorridas dos últimos anos e acabou premiando 32 pesquisas, um recorde entre todas as edições. Este ano, o prêmio trouxe como tema “Globalização e Ciência: Intercâmbio de Tecnologias para o Desenvolvimento do Maranhão”, escolhido por votação popular.

Participaram da solenidade diversas autoridades, entre elas o reitor da Universidade Ceuma, Marcos Barros; a presidente da Fapema Rosane Guerra; o secretário de Estado chefe da Casa Civil João Abreu, representando a governadora Roseana Sarney; os secretários de Estado José Costa (Ciência, Tecnologia e Ensino Superior) e Olga Simão (Cultura).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.