Saúde

Hiper-hidrose: suor excessivo pode ser tratado

Problema causa muito desconforto e afeta a rotina dos portadores.

Na Mira com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 12h05

O suor é uma importante função do organismo. É ele que faz o controle da temperatura corporal, especialmente durante atividades físicas ou sob temperaturas mais elevadas do ambiente. Em algumas pessoas, porém, pode aparecer de forma intensa e localizada, desproporcional à temperatura; e que piora sob fatores emocionais. É um suor completamente diferente do suor “normal”, que causa desconforto, constrangimento e comprometimento importante da qualidade de vida. É a chamada hiper- hidrose.

A doença, que não é grave nem provoca riscos à saúde, caracteriza-se pela transpiração excessiva em partes específicas do corpo, como as mãos, pés e axilas, causando desconforto e constrangimento. Para solucionar o problema, existem algumas formas de tratamento clínico, entre eles o tratamento cirúrgico como a simpatectomia ou a remoção das glândulas sudoríparas. Contudo, a escolha do método deve considerar o local do corpo afetado e o valor, já que alguns procedimentos mão oferecidos pelos Sistema Único de Saúde (SUS), nem cobertos por convênios.

Segundo a médica Antonietta Motta, do Hapvida Saúde, a hiper-hidrose acontece, em geral em função da hiperatividade das glândulas sudoríparas, controladas pelo sistema nervoso autômato simpático.

“A doença não é grave, apenas causa desconforto e transtornos estéticos aos portadores. Ela pode ser classificada em primária (sem causa aparente), secundária ( quando resulta de outros problemas de saúde, como a menopausa), focal (em uma só região do corpo) ou generalizada (em diversos pontos). O diagnóstico é feito com base no relato do paciente, associado a exames de urina e sangue. A doença pode atingir pessoas em qualquer idade e de qualquer sexo.Em casos extremos pode levar à depressão e, nestes casos, é fundamental também o apoio de um psicólogo”, explica a Dra. Antonieta Motta.

Mudanças no estilo de vida

Mudar o estilo de vida e as atividades diárias não cura a hiper-hidrose primária, mas pode reduzir os desconfortos causados pelo suor. Confira as dicas.

Evitar alimentos picantes e álcool;

Não usar roupas apertadas ou com fibras sintéticas como o náilon, que aumentam a transpiração.

Experimentar absorventes de axila, que podem reduzir as marcas de suor nas roupas.

Usar meias que absorvem a umidade.

Usar sapato de couro, lona ou malha, em vez de material sintético.

Para ler mais notícias do Na Mira, clique imirante.com/namira. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.