Música

Internautas escolherão as 400 melhores Músicas do Maranhão

O prazo para votação popular de A Grande Música do Maranhão" será até o dia 31.

Imirante.com e O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 12h06

Composições relacionadas ao Maranhão, escritas entre 1612 e 2012, serão eternizadas no projeto "A Grande Música do Maranhão", que prevê o resgate histórico do cenário musical do Estado. Idealizado pelo São Luís Convention & Visitors Bureau, com o patrocínio da Vale e apoio da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), o projeto pretende reunir em CD 400 músicas antológicas sobre o Maranhão, independentemente do gênero em que ela foi composta. Ou seja, a ideia é reunir desde canções eruditas até composições populares, desde que o trabalho tenha relação com o estado.

As músicas serão escolhidas por votação popular. Até o dia 31 desse mês, os interessados podem votar no site: projetosviva.com.br/enquete, para a escolha das 400 músicas que farão parte do CD em formato MP3. “Precisamos que todos participem e ajudem a fazer esse importante resgate musical dos últimos 400 anos. É algo bem simples, basta entrar no site do festival e preencher o formulário e sugerir a canção”, ressaltou Nan Souza, um dos diretores do São Luís Convention&Visitors Bureau e idealizador do projeto, que ainda integra a programação da entidade em comemoração aos 400 anos de São Luís, celebrado no ano passado.

A inspiração para o projeto A Grande Música do Maranhão, vem do inventário deixado por João Mohana, sacerdote, escritor e pesquisador musical que registrou 3 mil partituras musicais em todo o território maranhense.

Para a produção do MP3 com as 400 músicas que fazem referência ao Maranhão, concorrem não só músicas de cantores maranhenses. A proposta é incluir compositores de outros estados, mas que possuem canções que tenham popularidade, porém com algum envolvimento com o estado.

A opção por um formato MP3 aconteceu devido à mudança no mercado fonográfico. “A música mudou e com ela o mercado fonográfico também. A música agora não existe apenas no CD, ela assume vários formatos, por isso acreditamos que o formato de MP3 é muito interessante”, afirmou Josias Sobrinho, músico e um dos responsáveis pelo projeto.

Para Nan Souza, um dos diretores do São Luís Convention & Visitor Bureau e idealizador do projeto, é necessário o envolvimento de todos no projeto.

Leia o Blog de Pedro Sobrinho

Para ler mais notícias do Na Mira, clique imirante.com/nam imirante.com/namira/Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.