Literatura maranhense

X Lançamento Coletivo reuniu 40 escritores maranhenses em Itapecuru Mirim

Lançamento reuniu escritores de Itapecuru, Caxias, Anajatuba, Zé Doca, São Bernardo, Santa Rita, Miranda, Cajari, Cantanhede e SL.
Na Mira / com informações da assessoria21/10/2018 às 16h28
X Lançamento Coletivo reuniu 40 escritores maranhenses em Itapecuru MirimÉ a segunda vez que o lançamento é realizado fora da capital fortalecendo as ações de descentralização cultural. (Foto: divulgação)

ITAPECURU - MIRIM - “O lançamento coletivo é um reconhecimento importante para nós escritores maranhenses. É um espaço que nos permite divulgar nossas obras e nos motiva a continuar produzindo literatura”. Feliz com mais uma obra, o escritor e jornalista Breno Bezerra, autor do livro ‘Resenhistas na Web o novo crítico de cinema’, está entre os 40 escritores maranhenses que participaram da décima edição do Lançamento Coletivo de Obras Maranhenses.

Realizado pela Biblioteca Pública Benedito leite (BPBL), casa de cultura vinculada à Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), o evento ocorreru nesse sábado (20), durante a I Feira Literária de Itapecuru Mirim.

É a segunda vez que o lançamento é realizado fora da capital fortalecendo as ações de descentralização cultural. “Poder promover mais uma edição desse evento fora de São Luís, além de fortalecer a missão da Biblioteca Pública Benedito Leite enquanto fomentadora do livro e da leitura, descentraliza suas ações. Estamos apoiando e divulgando os talentos literários do nosso estado”, destacou Aline Nascimento, diretora da Biblioteca Pública Benedito Leite.

O lançamento reuniu escritores de Itapecuru, Caxias, Anajatuba, Zé Doca, São Bernardo, Santa Rita, Miranda, Cajari, Cantanhede e São Luís. Entre eles estava o professor, escritor, membro da Academia Ludovicense de Letras e secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, que lançou dois livros e mais um capítulo do Púcaro Literário II.

“Muito feliz e honrado em participar da I Festa Literária da cidade de Itapecuru Mirim, berço de talentos como João Lisboa e Viriato Correa. É a educação, arte e cultura fazendo a diferença na vida da população", disse Felipe Camarão.

O lançamento ocorreu no segundo dia da Festa Literária de Itapecuru Mirim, nas imediações da Praça da Cruz. A feira contou com uma ampla programação cultural e teve como foco a celebração dos 200 anos de emancipação da Vila de Itapecuru.

Exposição Josué Montello

A diretora da Casa de Cultura Josué Montello, Joseane Sousa, também foi uma das homenageadas no Lançamento Coletivo de Obras Maranhenses, como organizadora da obra “Josué Montello: entre memória, ficção e cultura” juntamente com os professores doutores e pesquisadores Silvana Pantoja e Dino Cavalcante.

Ainda na Festa Literária de Itapecuru Mirim, a Casa Josué Montello participa do evento com a Exposição Centenário Josué Montello, mostra de livros e palestra sobre a vida e obra do escritor.

Na próxima semana, 23 a 26, a Casa de Cultura também participa da 9º Salão do Livro de Caxias e do XVII Encontro Municipal do Proler, com a Exposição Centenário Josué Montello e apresentação da palestra ‘Josué Montello: o divulgador da cultura maranhense’.

Leia outras notícias em PortalNamira.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.