Segundo especialista

Festas de fim de ano exigem cuidados na alimentação

Saiba os cuidados que devem ser tomados para evitar a intoxicação alimentar.

Angra Nascimento / Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h10
É preciso ter cuidado na alimentação para que a comilança não acabe no hospital.
É preciso ter cuidado na alimentação para que a comilança não acabe no hospital. (Foto: Reprodução)

IMPERATRIZ - Se no decorrer do ano, com uma rotina estabelecida, muitas pessoas já têm dificuldade de seguir uma alimentação correta, no período de festas e comemorações de fim de ano, esse compromisso fica ainda mais difícil.

Segundo a nutricionista Karla Zamonna Chaves, as chances de deslize são muitas. “É o happy hour com os amigos, a comemoração de final de ano do trabalho, a ceia de Natal que está chegando, logo depois dela a festa de Ano Novo, sem falar em quem tira suas férias também nesse período”.

Karla explica que mesmo com tantas oportunidades de dar aquela “escapada calórica” é preciso ter cuidado na alimentação para que a comilança não acabe no hospital. “O importante é manter nessa época os mesmos hábitos alimentares que foram adotados no decorrer do ano, ou seja, comer bem, mas sem exagerar”.

A nutricionista ainda ressalta quais são os cuidados que devem ser tomados para evitar a intoxicação alimentar. “Observar a qualidade da comida, a limpeza do local onde compra e a refrigeração. É aconselhável também que os alimentos sejam cozidos o mais próximo do momento de servir, deve-se cobrir as saladas para evitar contaminação, ter bastante cuidado com o maionese e salpicão, evitar guardar por muitos dias as comidas que sobram no final da ceia, e claro, comer com moderação”.

Vale lembrar que a ceia pode ser um gatilho para alguns tipos de problemas estomacais ou gerar alguma infecção alimentar, portanto, caso isso aconteça procure imediatamente o pronto socorro e, se tiver exagerado no dia anterior, a nutricionista afirma que não se deve ficar sem comer, nem pular as refeições, pois todas são importantes para o metabolismo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.