Espírito Natalino

Veja dicas para montar decoração natalina com segurança

Investir em lâmpadas de LED e dispensar benjamins é uma das soluções para evitar acidentes.

Na Mira Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h10
O cuidado com a decoração de Natal já deve começar no momento da compra.
O cuidado com a decoração de Natal já deve começar no momento da compra. (Foto: divulgação)

IMPERATRIZ - A chegada do Natal anima as famílias a decorarem as casas, com enfeites luminosos, que muitas vezes utilizam energia elétrica. Para que esses momentos sejam plenos de alegria e confraternização, sem riscos de acidentes, a concessória de energia elétrica do Maranhão alerta para os cuidados necessários com a instalação de pisca-piscas, mangueiras e enfeites animados para sacadas ou varandas.

O cuidado com a decoração de Natal já deve começar no momento da compra. É essencial que os produtos luminosos sejam de boa procedência e tenham o selo de certificação do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). Investir em pisca-piscas com lâmpadas de LED, é a melhor opção de decoração, além de mais bonitas são bem mais econômicas, eficientes, duráveis e ecológicas.

Alguns cuidados podem ser tomados para evitar sobrecarga nas instalações elétricas internas das residências, um deles é jamais utilizar uma única tomada para ligar vários aparelhos com o uso de benjamin, o famoso “T”, o ideal é usar o filtro de linha (réguas com várias tomadas e interruptor).

O técnico de segurança Marcos Tullio Conceição, reforça alguns cuidados para evitar acidentes com eletricidade. “Ao montar a árvore de natal coloque-a distante de cortinas ou quaisquer outros materiais que possam propagar chamas em caso de curto-circuito e sempre que se ausentar de casa, retire a decoração da tomada”.

O máximo de cuidado deve ser tomado na ornamentação de áreas externas, já que nesse período o estado do Maranhão está vulnerável às chuvas e fortes ventos, o que agrava os riscos de acidentes, como choques, curtos-circuitos e até incêndios, além do perigo de quedas. Outra dica é não colocar decoração próximo à rede elétrica, para evitar que encostem nos cabos de tensão, e nunca use os postes da rede elétrica para ornamentação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.