Festa junina

Veja alternativas saudáveis para as comidas típicas

Nutricionista dá dicas para consumir as receitas sem culpa.

Angra Nascimento/ Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h12
Veja dicas para deixar a época junina ainda mais deliciosa.
Veja dicas para deixar a época junina ainda mais deliciosa. (Foto: reprodução)

IMPERATRIZ - Com a chegada do mês de junho, muita gente fica empolgada com a temporada de festas juninas. E a maioria das pessoas acaba se preocupando em sair da dieta e pensando nas horas que terá de compensar na academia para queimar todas as calorias. Porém, estar atento à alimentação balanceada nesta época também é fundamental.

As comidas típicas podem ser deliciosas, mas é preciso ter atenção e tornar essas receitas mais balanceadas pode ser uma opção mais saudável. A recomendação é da nutricionista Tamiris Oliveira.

“É preciso ter moderação no momento de consumir as receitas e, se possível, deve-se optar por opções caseiras. Dessa forma, a preocupação é menor com o teor de sódio, açúcar ou gordura que estarão presentes nos alimentos”, ressalta.

Confira, abaixo, as comidas de festa junina que podem ser saudáveis:

Milho verde: Consuma assado ou cozido e é importante economizar no sal ou na manteiga.

Pinhão: Além de ser naturalmente muito saudável, deve ser cozido somente em água.

Pipoca: Existe uma maneira de deixar essa receita mais saudável. Em casa, prepare o milho no micro-ondas com a tampa própria do aparelho doméstico e deixe de 2 a 4 minutos em potência alta. Depois, acrescente pouca quantidade de sal.

Arroz doce e Canjica: Cereais com fonte de carboidrato. Se forem preparados, por exemplo, sem leite condensado e com menos açúcar, podem ser bem nutritivos.

Vinho quente e quentão: São calóricos porque contém álcool e grande quantidade açúcar, por isso, vale a pena moderar no consumo. Quem quiser uma alternativa, pode prepará-lo, em casa, sem álcool, usando gengibre, casca de laranja, sucos de frutas e especiarias, como canela e cravo-da-índia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.