Arte urbana

Conheça o trabalho do artista plástico maranhense que está transformando as ruas de Imperatriz

Especialista em retratos, Edney Areia decora a cidade com personagens da cultura pop.

Priscille Damous / Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h15
Memorial em homenagem à Ayrton Senna.
Memorial em homenagem à Ayrton Senna. (Foto: Reprodução / Arquivo Pessoal)

IMPERATRIZ - As ruas de Imperatriz nunca mais serão as mesmas após o trabalho do artista plástico Edney Areia. Aos poucos, a arte está preenchendo o lugar vazio dos muros brancos na cidade e enchendo de cor aquilo que antes passava despercebido pela população.

Especialista em retratos e com preferência por desenhar ícones da cultura pop, como: super-heróis, celebridades nacionais e personagens marcantes, o artista esbanja talento e deixa sua marca pelas ruas da cidade.

Um exemplo é o grande mural em homenagem a "Turma do Chaves", um dos seriados mais queridos pelos brasileiros. Afinal, quem não se lembra do choro da Chiquinha? Do professor Girafales tentando conquistar a Dona Florinda? Das dívidas do Seu Madruga? Ou, das aventuras do querido Chaves?


As homenagens não param por aí. Ao lado do desenho do Chaves, o mural ainda conta com um memorial ao maior atleta brasileiro do automobilismo, o nosso querido Ayrton Senna. Para quem quiser visitar, é simples: a obra de arte está estampada na Rua Bahia, no Bairro Três Poderes e, aos poucos, vem se tornando um ponto turístico na cidade, chamando a atenção de quem passa e até virando local para registrar momentos e bater aquela famosa "selfie".

Em entrevista exclusiva ao Imirante.com, Edney Areia nos contou sobre o início de sua carreira, revelou inspirações artísticas e até disse qual seria seu "lugar dos sonhos" para estampar uma pintura. Confira:

Herança artística
Começando profissionalmente aos 15 anos de idade, Edney contou que desenhar é um talento que vem desde criança, "Sempre amei desenhar, era o meu passatempo predileto. Não me recordo se brincava muito com brinquedos, pois a minha diversão era desenhar e pintar", disse.

A paixão pela arte veio de seu pai, que também é artista plástico. Ao revelar sobre o primeiro trabalho profissional quando ainda era adolescente, o maranhense relembra o quanto ficou nervoso naquela época: "Fiz o meu primeiro trabalho quando tinha apenas 15 anos de idade. Lembro que na época era um salão de videogame com vários personagens, fiquei muito nervoso! Mas no fim deu tudo certo e o cliente amou".


Basta dar uma pequena olhada nas redes sociais do artista para perceber sua preferência em desenhar personagens da cultura pop. A escolha do artista tem um motivo especial: além de fazer parte da infância de Edney, faz com que outras pessoas também sintam esse sentimento de nostalgia quando olham para a sua arte.

"Ainda na infância, nos apegamos com estes personagens de super-heróis e toda cultura pop. Era algo que eu amava desenhar e na verdade, amo até hoje", disse o artista.


Edney Areia ainda relembrou sobre as pinturas que via quando criança e o quanto elas o encantavam, fazendo com que tivesse vontade de pintar. "Na década de 80, lembro que ainda existia aqueles cartazes de filmes que eram pintados à mão e, aquilo me fascinava", contou. Ele também disse que nós, quanto seres humanos, temos particularidades únicas, e retratar isso na arte é uma das coisas que mais o fascina, por isso a escolha por se especializar em retratos.

Do papel aos muros
Vocês acreditam que a decisão de tirar a pintura do papel para o muro foi algo por acaso? Ao contar o motivo que o levou a pintar o muro, o artista revelou: "Na verdade, o muro na qual estou pintando foi algo por acaso! Eu trabalho naquele local dando aula de artes e, como o muro estava branco e sem vida, nós ali do serviço decidimos fazer algo para alegrar".


Entre as inspirações, Edney contou que se espelha em grandes nomes do grafite, como os brasileiros Eduardo Kobra e Paulo Terra, em artistas renascentistas como Caravaggi, Leonardo da Vinci e Michelangelo, mas que, apesar de ser espelhar em grandes nomes, a sua maior inspiração veio dentro de casa, pelo seu pai, o seu Kydney e pelo artista local Tom Neves.

Reconhecimento
Arrancando diversos elogios nas redes sociais, o trabalho do maranhense já foi notado até na televisão brasileira quando foi entregue um de seus desenhos para o apresentador Ratinho, uma das celebridades nacionais mais admiradas por Edney. "Nossa foi incrível, ouvir seu nome em um programa nacional e ser elogiado pela pessoa que você admira, é indescritível a felicidade", relembrou.


Conquistando cada vez mais espaço, o artista sonha em um dia estampar sua arte por uma das maiores cidades do mundo, Nova York, nos Estados Unidos. E questionado sobre quando teremos uma arte do maranhense por São Luís, ele garante: "Se tiver a oportunidade de ir pra algum lugar com certeza eu irei, principalmente em São Luís".

Para conhecer mais sobre o trabalho de Edney Areia, basta acompanha-lo nas redes sociais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.