Evento

Oficina de teoria musical volta a percorrer o Maranhão

A quinta edição do Projeto Trilhas e Tons percorrerá 10 municípios, entre eles, Imperatriz.

Angra Nascimento / Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h16
A oficina tem carga horária de 20 horas-aula e são disponibilizadas 30 vagas por município.
A oficina tem carga horária de 20 horas-aula e são disponibilizadas 30 vagas por município. ( Foto: Divulgação)

IMPERATRIZ - Em 2018, o Projeto Trilhas e Tons chega a sua quinta edição, após percorrer 38 municípios maranhenses e realizar 42 oficinas, certificando mais de 1.000 participantes. Nesta nova etapa, a Oficina de Teoria Musical Aplicada à Música Popular será ministrada em 10 municípios.

A programação começa na cidade Riachão, entre os dias 24 a 28 de setembro com oficina que será realizada na Escola Municipal de Música Zé Raimundo “Som e Cidadania”, localizada na Praça Nossa Senhora de Nazaré, no Centro. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (99) 98810-6672 ou e-mail lucinomoraes@bol.com.br.

Na semana seguinte a oficina Trilhas e Tons retorna à Imperatriz, entre 1º a 05 de outubro, dentro da programação do Salão do Livro de Imperatriz, o Salimp que será realizado no Centro de Convenções do município. As inscrições podem ser realizadas pelo e-mail: salimp@bol.com.br.

A oficina tem carga horária de 20 horas-aula e são disponibilizadas 30 vagas por município. Não é necessário conhecimento prévio em música, embora aproveite melhor quem já tenha alguma noção ou toque algum instrumento.

Entre os temas abordados na oficina, aliando teoria e prática estão: introdução à teoria musical, estudo das claves e reconhecimento das notas no pentagrama (pauta musical), identificação da escala natural (modelo) e abordagem de tom e semitom, acidentes musicais, intervalos, armaduras de clave, cifragem e formação de acordes, campo harmônico e introdução à harmonia funcional.

Após cada etapa de Trilhas e Tons, as cidades por onde o projeto circula ganham shows gratuitos em praça pública, no formato voz e violão, com Wilson Zara e Nosly, respectivamente coordenador e instrutor da oficina.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.