Cuidados

Especialista desvenda mitos sobre a limpeza de pele

Descubra nove mitos sobre o assunto.

Angra Nascimento / Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h19
Veja as dicas da especialista!
Veja as dicas da especialista! (Foto: reprodução)

IMPERATRIZ - A limpeza de pele é um procedimento estético que gera muitas dúvidas nas pessoas e entre as perguntas mais frequentes estão: Elimina todas as espinhas? Os homens podem se barbear normalmente depois da limpeza de pele? Grávidas podem fazer sem problemas?

Para sanar todos os questionamentos, a estetacosmetóloga Jarciaria desvendou nove mitos sobre a limpeza de pele.

Confira abaixo

Adolescentes não podem fazer limpeza de pele: a limpeza de pele é indicada também para os adolescentes e na verdade, o ideal para fazer a primeira limpeza de pele é durante a puberdade, quando a pele começa a ficar mais oleosa podendo acumular impurezas que levam aos cravos e espinhas.

A limpeza de pele elimina todas as espinhas: apesar de ser indicada para extrair essas impurezas da pele, não são todas as espinhas que podem ser extraídas na limpeza de pele. A espinha é uma inflamação e algumas delas podem gerar lesões no rosto. Por isso a limpeza de pele deve ser feita por um profissional habilitado, que saiba avaliar o que pode ou não ser extraído da pele a fim de não gerar cicatrizes.

É preciso fazer limpeza de pele todo mês: para pacientes com espinhas ou pele oleosa é recomendado que a limpeza seja feita 1 vez ao mês. Quem possui pele normal ou seca pode fazer a cada dois meses. O melhor é avaliar cada caso.

A pele fica linda depois da sessão: o resultado esperado da limpeza de pele não é alcançado logo após o término da sessão. O resultado de beleza e de saúde da pele pode acontecer depois de uns dois dias em média quando cessa a vermelhidão e cicatrizam os locais de extração.

A limpeza de pele deixa marcas: fazer limpeza de peles não deixa marcas definitivas no rosto quando um profissional capacitado a realiza. O que pode ocorrer é a formação de "casquinhas" em função da cicatrização dos locais onde foram extraídas impurezas, e ainda vermelhidão na pele. Ambos desaparecem em poucos dias. Podem ocorrer marcas caso essas casquinhas sejam arrancadas antes da cicatrização total.

A exposição ao sol não interfere na limpeza de pele: expor-se ao sol antes ou depois da sessão pode afetar a limpeza de pele, ou melhor dizendo, seus aspectos. A pele bronzeada não deve passar por limpeza de pele pelo risco de surgirem manchas que ficarão ainda mais visíveis quando o bronzeado se for. Após a sessão de limpeza é preciso esperar 48 horas para se expor ao sol e ainda com protetor solar, devido à sensibilidade da pele.

Os homens podem se barbear normalmente depois da limpeza de pele: depois de uma sessão de limpeza de pele a depilação e o barbear devem ser evitados por 3 dias para que não ocorra lesões maiores na pele.

Pode-se proceder a limpeza de pele normal em grávidas: grávidas podem fazer sem problemas; porém com cosméticos adequados para grávidas. Até 36 horas depois de realizar a sessão de limpeza de pele, é preciso abster-se do uso de cosméticos que contenham álcool e também cremes oleosos, porque a pele pode estar sensível e esses cremes causa entupimento dos poros.

Vale ressaltar que assim como todo procedimento estético, para ser bem realizado e conseguir os resultados almejados sem causar efeitos colaterais, é preciso que o profissional que faz a sessão esteja habilitado para tal.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.