Aventureira

Aos 65 anos, mulher vende tudo e viaja para conhecer o Brasil

A trajetória de Ana Laura de Queiroz será contada em livro.

Angra Nascimento /Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h24
 (Foto: Divulgação/ Arquivo Pessoal)
(Foto: Divulgação/ Arquivo Pessoal)

Viajar o Brasil conhecendo lugares e pessoas. Este era um sonho da paulistana Ana Laura de Queiroz, 65, mãe de dois filhos, que há oito meses virou realidade. Natural de Araçatuba (SP), a mulher resolveu levar uma vida de aventuras após ficar viúva há 13 anos. Durante esse tempo na estrada, ela já percorreu 18 estados e o Distrito Federal. A meta de Ana é passar um ano percorrendo o país e logo após fazer de sua experiência um livro.

No dia 13 agosto do ano passado Ana resolveu fazer uma longa viagem. Segundo Ana, a aventura foi planejada há alguns anos. “Depois que tomei a decisão de viajar, fui fazer pesquisas nos estados do Brasil, também para saber por onde eu iria começar esta viagem. Depois da pesquisa, eu comecei a organizar minha vida de maneira que vendi todos os meus móveis, casa, carro”, conta, ressaltando, que atualmente não tem mais uma casa própria. “Minha casa agora é no Brasil” completa.

Em suas andanças Brasil a fora, Ana Queiroz já passou por 18 estados, incluindo o Maranhão e o Distrito Federal. Ana descreve que por todos os lugares por onde passou são inesquecíveis, sobretudo, pela a receptividade das pessoas acolhedoras que encontrou. “Estou na estrada há quase nove meses. Devo encerrar minha viagem em agosto, quando vai completar um ano”, diz.

“Nessas viagens, conheci muita gente, fiz muitos amigos, muitas pessoas me adotaram, me levaram para suas casas, fiquei amiga, famílias querem me proteger”, assegura entusiasmada sobre a experiência. Ana revela que uma das surpresas pelas estradas é que o Brasil não é tão perigoso como mostra a mídia.

 (Foto: Divulgação/ Arquivo Pessoal)
(Foto: Divulgação/ Arquivo Pessoal)

“Eu descobrir que não é bem assim. Existem pessoas boas. É possível viajar sozinha, com 65 anos. Existem muito mais pessoas boas do que ruins. Descobri algo incrível, que é além do conhecimento, além de estar conhecendo os estados do Brasil, eu também conheci as pessoas, independentemente do que elas são ou sejam na sua profissão. Quando a gente viaja, todos são exatamente iguais, você não está preocupado com o que a pessoa faz, quem é esta pessoa que está na sua frente”, afirma Ana, observando, ainda, que é nas viagens que é possível perceber o quão as pessoas são humanas.

Para a viajante, o contanto com as pessoas tem sido transformador. “Eu deixo como mensagem, inclusive. Quando viajamos, não pensamos o que a pessoa faz, mas o que ela é como ser humano”, diz Ana que se hospeda em hostels e casa de amigos, e garante que viaja barato e se diverte muito.

 (Foto: Divulgação/ Arquivo Pessoal)
(Foto: Divulgação/ Arquivo Pessoal)

Trajetória será contada em livro

A aventura de Ana Queiroz pelo Brasil será transformada em livro. “Em meu livro escrevo histórias sobre pessoas, até digo que escrevo histórias de gente com gente e para gente”, afirma, lembrando que de cada Estado leva histórias.

“Por todos os estados pelos quais passei eu tenho história para contar. Já estou com aproximadamente 30 histórias, desde histórias com os quilombolas, a pessoas que fazem trabalhos comunitários, e também, histórias de vida pessoal, como a de um rapaz que viu seus pais falecerem porque o pai matou a mãe. Ele conta esta história com uma propriedade incrível, de um ser humano que extraiu uma lição de vida deste episódio, no lugar de criar um problema para si próprio. Assim será meu livro, cheio de histórias”, entrega.

Ana Queiroz conta que na estrada às vezes fica triste, angustiada, mas ressalta que não se deixa abater. “Não fico pensando de onde vem isso, nem porque, apenas vivo este sentimento. No outro dia já estou ótima e pé na estrada novamente. Há dias em que estou feliz com o pôr do sol, como em Jericoacoara (CE). Um pôr do sol lindo, que me alegrou a alma. E assim vou caminhando nesta minha jornada ao entorno destas lindas paisagens. Mas, também, ao entorno de lugares observo que ainda precisam ser desenvolvido, entre o nosso amando Nordeste e Norte, que necessita muito de ajuda”, observa Ana, mãe de dois filhos, mas que preferiu viajar sozinha pelo Brasil.

Veja fotos da trajetória de Ana Queiroz na sua fan page.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.