UFMA Imperatriz

Projeto literário deve ser lançado nesta terça em Imperatriz

O projeto pretende incentivar a leitura em terminal de integração do município.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h26
O projeto pretende incentivar a leitura em terminal de integração do município.
O projeto pretende incentivar a leitura em terminal de integração do município. (Foto: Reprodução)

IMPERATRIZ - Nesta terça-feira (7), a partir das 10h ocorre o lançamento do projeto Parada Literária no Terminal de Integração de Imperatriz, que é um local bastante movimentado por pessoas que trabalham e estudam, entre outras que possuem o ônibus como meio de transporte. O programa pretende oferecer às pessoas que transitam pelo local uma oportunidade diferenciada para a prática da leitura.

O Parada Literária, idealizado por servidores da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), irá possibilitar que diversas pessoas tenham acesso a leitura de forma mais prática e sem nenhum custo.

Com o lema Quem lê nuca perde seu tempo, a ideia do projeto é a realização do auto empréstimo, que consiste em pegar um livro de sua preferência e depois devolvê-lo, sem o intermédio de um funcionário. Os interessados podem fazer a leitura no local, enquanto esperam o ônibus ou levar alguns dos títulos para casa e devolver quando for possível.

Os livros irão ficar em uma estante do Terminal e os interessados poderão pegá-los a qualquer momento. Quem já aprovou a iniciativa foi a estudante Aline Santos, pois possui uma rotina bem intensa no percurso de casa, terminal de integração e universidade.

“Eu achei isso um máximo. Primeiro porque irá resgatar o hábito de leitura, principalmente do público jovem, que fica na integração ocioso, só em celulares. Segundo, irá proporcionar a essas pessoas o acesso ao conhecimento de maneira simples, e nada melhor do que fazer isso em um ambiente que passa diversos públicos”, comenta Aline.

Os organizadores do projeto estão recebendo doação de livros para compor o acervo. A arrecadação está sendo realizada na biblioteca da UFMA Imperatriz, campus centro. O e-mail de contato do projeto é paradaliteraria@ufma.br.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.