Ano Novo

Psicóloga ensina dicas para cumprir metas de ano novo

A principal dica é ter o autoconhecimento do que realmente é importante.

Angra Nascimento /Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h27
 A psicóloga Venúsia Milhomem ensina. (Foto: Divulgação/ Arquivo Pessoal)
A psicóloga Venúsia Milhomem ensina. (Foto: Divulgação/ Arquivo Pessoal)

IMPERATRIZ – Faltando poucos dias para o ano de 2016 acabar, é hora de pensar nas metas para 2017. Porém, os especialistas alertam para que as pessoas tenham os pés no chão na hora de planejar os objetivos para o ano novo. A principal dica fazer planos condizentes com a realidade de cada pessoa.

A psicóloga Venúsia Milhomem ensina: “A primeira coisa em relação a questão de metas para o ano que se inicia, é a percepção da própria pessoa a respeito do seu autoconhecimento”, afirma antes de detalhar melhor sobre o tema. “O que é que mais importante para você, o que realmente você gostaria de desenvolver ou de implementar na sua rotina que lhe falta”.

A especialista alerta que para que as metas sejam cumpridas, é preciso ter cuidado de não fazer planos fantasiosos, que não tem nada a ver com o ritmo de vida da pessoa. “Para que você cumpra as metas, você tem que ter um foco e o foco envolve muito, disciplina. Então, se a pessoa coloca como meta algo que não é factível, que não parte da sua maneira de ser, coloca metas idealizadoras, impossível de serem cumpridas”

Venúsia Milhomem, no entanto, lembra que não é uma questão de fracasso, chegar no fim do ano sem conseguir cumprir as metas. Mas que a pessoa não vai dá conta de cumprir algo que não é importante para ela, que não faz parte do seu autoconhecimento.

Para que não haja frustação, as metas precisam ser condizentes com a realidade de cada pessoa. “Não adianta colocar como meta uma coisa que a pessoa não tem afinidade. Por exemplo: uma pessoa coloca como meta, ser assídua na academia em 2017, mas ela detesta academia. Se é algo que a pessoa não gosta, que ainda não conseguiu se disciplinar para fazer, não conseguirá cumprir”, diz a psicóloga.

Venúsia ensina, também, como planejar uma meta factível (possível de realizar). “Se a pessoa gosta de ler, percebe que está lendo pouco e coloca como meta ler um livro por mês, ok. É meta factível, porque a pessoa gosta de ler e está se disciplinando a tirar mais tempo para fazer leitura”.

A especialista reitera que para cumprir as metas de ano novo, a pessoa precisa olhar para ela, ver o que realmente falta, no sentido de ter afinidade. Ou coisas que a pessoa precisa desenvolver que venha a gostar. “A partir disso, passa a ser uma meta. Aí pessoa precisa ter o foco, e o foco envolve a disciplina. Se a pessoa coloca como meta ler um livro por mês, ela precisa comprar o livro e começar a ler”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.