Cuidados

Verão exige atenção redobrada nos cuidados com a pele, afirma especialista

Dermatologista dá dicas para se prevenir na estação mais quente.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h27
A exposição solar intensa e descuidada pode acarretar em diversos problemas.
A exposição solar intensa e descuidada pode acarretar em diversos problemas. (Reprodução /Internet )

Com a chegada do verão, aumentam as atividades ao ar livre, as idas à praia e à piscina. Por isso, os cuidados com a pele devem ser redobrados e intensificados. A exposição solar intensa e descuidada pode acarretar em diversos problemas como queimaduras, envelhecimento precoce da pele e até mesmo o câncer de pele, o mais comum entre os brasileiros. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), são registrados cerca de 135 mil novos casos de câncer de pele por ano no País.

Para o dermatologista Marcus Maia, a principal forma de proteção é o uso do protetor solar e reaplicá-lo diversas vezes ao dia, principalmente após entrar e sair da água. “O simples fato de entrar na água já faz com que você perca cerca de 50% da proteção do filtro solar. Então, o ponto principal é reaplicar corretamente a cada uma hora e sempre que sair da água”, afirma.

O dermatologista destaca ainda que pessoas do grupo de risco precisam investir ainda mais em proteção. Além das crianças, compõe o quadro pessoas com pele clara, cabelos e olhos claros, com muitas pintas e sardas e pessoas com histórico de câncer de pele na família. Por conta da pigmentação da pele, essas pessoas estão mais propensas a desenvolver problemas de pele e câncer do que pessoas de pele negra. Por isso, além do filtro solar, Dr. Maia recomenda a utilização de roupas especiais com proteção contra os raios UVA e UVB e chapéus, principalmente nas crianças.

Mesmo ficando em baixo do guarda-sol e em dias em que o sol não está tão forte, o conhecido mormaço já é suficiente e pode causar os efeitos. “O mormaço queima quase a mesma coisa que o sol, pois as nuvens claras não têm força suficiente para proteger dos raios ultravioleta. Por isso, não basta ficar em baixo de guarda-sol. É importante lembrar que a luz é refletida na areia e queima praticamente da mesma forma. As pessoas não devem abrir mão da utilização do filtro solar”, enfatiza o Dr. Maia.

Confirma algumas dicas para aproveitar o verão com segurança:

1) Saiba reconhecer se você faz parte do grupo de risco: se você tem pele clara, cabelos ou olhos claros, muitas pintas e sardas ou possui ainda histórico de câncer de pele na família, é importante reforçar os cuidados neste verão.

2) Proteja as crianças: as crianças possuem a pele mais sensível e costumam ficar muito tempo dentro da água. Por isso, além de utilizar filtro solar, é importante que estejam sempre utilizando chapéus e roupas especiais que possuem proteção contra os raios ultravioletas.

3) Reaplique o filtro solar: a reaplicação correta do filtro solar é o maior aliado na proteção do envelhecimento da pele e do câncer de pele. Por isso, lembre-se se reaplicar o protetor a cada uma hora e, principalmente, após entrar no mar ou na piscina.

4) Mormaço queima: mesmo em dias em que o sol não está tão forte ou em dias que o céu está nublado, não se deve abrir mão da proteção. O mormaço queima tanto quanto um sol forte.

5) Pessoas de pele negra também precisam se proteger: apesar de terem uma proteção “natural” e uma propensão menor a desenvolver câncer de pele, pessoas com a pele negra também precisam se proteger. Como o Brasil é um país muito miscigenado, algumas pessoas de pele escura podem possuir fragilidades da pele clara por conta da ascendência.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.