Emagrecimento

Dieta sem glúten: será que emagrece mesmo?

Medida para quem não possui doença celíaca não tem sentido.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h27
Cortar o glútem não tem sentido, aponta especialista.
Cortar o glútem não tem sentido, aponta especialista. (Reprodução /Internet )

Há quem diga que restringir o glúten da dieta faz perder peso e traz benefícios ao corpo. No entanto, de acordo com o endocrinologista Marcelo Bronstein, retirar o glúten de quem não possui doença celíaca não tem sentido.

“Não há benefício nenhum para o organismo, nem para emagrecimento. Pelo contrário, alimentos sem glúten podem ser tão calóricos quanto os originais. Então, a perda de peso está relacionada principalmente ao hábito de comer com moderação, e não à restrição”, explica o endócrino.

Já para a nutricionista Vanderli Marchiori, é importante se atentar ao índice glicêmico de cada alimento. “Uma fatia de pão com grãos integrais, por exemplo, tem índice glicêmico (51) bem inferior ao da tapioca (115) e do biscoito de arroz (82), alimentos geralmente adotados em dietas sem glúten”, pontua.

A especialista explica que quanto maior o índice glicêmico, mais glicose será liberada para o nosso organismo e, consequentemente, mais insulina. “Portanto, cortar pães, massas, bolos e biscoitos da alimentação, opções mais do que tradicionais no dia a dia do brasileiro, não é solução! O correto é manter uma alimentação equilibrada”, ensina Vanderli.

Além disso, “esses alimentos são algumas das principais fontes de carboidrato para o nosso organismo, nutriente responsável em dar energia ao corpo e cérebro”, completa a especialista.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.