Palestra

Alimentação balanceada e exercícios físicos são recursos positivos na luta contra câncer de mama

Palestra foi sobre a importância da alimentação e de atividades físicas.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h28
Homens e mulheres receberam orientações de como prevenir e incentivar os familiares a realizarem o autoexame.
Homens e mulheres receberam orientações de como prevenir e incentivar os familiares a realizarem o autoexame. (Divulgação /Assessoria )

IMPERATRIZ - A prática de exercícios físicos e alimentação balanceada diminuem as chances de uma pessoa desenvolver o câncer de mama. É comprovado que o sedentarismo é um dos fatores de risco para o desenvolvimento da doença, por isso a atividade física e uma boa alimentação são recursos positivos na luta contra o câncer.

Durante uma palestra, realizada em Imperatriz, a fisioterapeuta, Karla Keley, ressaltou a importância da alimentação balanceada e de atividades físicas. Além do autoexame, é fundamental que o paciente investigue seu corpo sempre que notar algo errado. “É sempre importante o paciente ser encaminhado para um mastologista, para fazer uma investigação. O índice de câncer tem aumentado e agora as pessoas mais jovens também estão desenvolvendo a doença”, alertou.

Outra preocupação é com os homens que, mesmo tendo poucas chances de desenvolver a doença, cerca de 1% apenas, ainda não realiza o exame para detectar qualquer tipo de nódulo. O técnico de distribuição, Francisco das Chagas, diz que nunca realizou o autoexame mais que acha necessário. “Existe um preconceito por parte de nós homens em relação ao câncer de mama, mas é muito importante que os homens saibam que eles também podem ser afetados com a doença”, disse.

Já recuperada da doença, Tereza Bandeira diz que se apegou a sua fé para vencer a luta contra o diagnóstico, e que começou a ter uma vida ainda mais saudável pois seu organismo exigia mais saúde. “Eu trilhei o caminho dessa doença mas graças a Deus eu fui uma exceção, muitos não têm a mesma sorte. Eu agradeço muito por ter vencido, são vários tipos de câncer e muitas situações. Hoje eu passei pelo câncer de mama”, contou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.