Alimentação

Saiba quais são as funções dos suplementos alimentares

Dependendo do objetivo de cada pessoa, há uma forma de usar a suplementação.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h34
Os suplemtos têm várias funções.
Os suplemtos têm várias funções. (Reprodução /Internet )

Muitas pessoas recorrem ao uso de suplementos alimentares, na busca pelo corpo perfeito. Porém, os suplementos ainda podem ter funções que vão além do equilíbrio nutricional, segundo o nutricionista esportivo, Rodrigo Judson Faria.

Atletas, por exemplo, podem utilizar suplementos que têm a função estimulante, com o objetivo de aumentar o desempenho em atividades aeróbicas ou em treinos resistidos. Já pessoas em processo de emagrecimento podem fazer uso dos chamados termogênicos, suplementos que combinam nutrientes com finalidade de aumentar o gasto calórico através da termogenese, (aumento da produção de calor pelo organismo, mobilizando gordura para ser utilizada como substrato energético), neste caso é imprescindível a prescrição médica.

Para quem vai à academia em busca de ganho de massa muscular, os suplementos também podem ser indicados visando o objetivo, mas sempre de maneira individualizada. “Dependendo do tipo físico, pode-se indicar um suplemento hipercalórico, que combina quantidades generosas de macronutrientes, vitaminas e minerais visando um balanço calórico positivo. Mas, é necessário, sempre, levar em consideração o biótipo de cada um”, assinala Rodrigo Judson.

“É importante sinalizar que suplementos alimentares não têm nada a ver com drogas utilizadas para ganho muscular”, enfatiza o especialista.

O profissional aponta as diferenças: “enquanto os esteroides anabolizantes são drogas sintéticas fabricadas a partir da testosterona e estimulam a síntese proteica e o anabolismo muscular, com uma série de conhecidos efeitos adversos, os suplementos alimentares são compostos naturais, muitas vezes isolados e concentrados, que servem para complementar a alimentação quando necessário”, diz, acrescentando que os alimentos podem ser consumidos de forma segura e saudável a partir de uma orientação profissional adequada.

Cabe lembrar, todavia, que o uso de suplementação pode trazer uma série de benefícios para a saúde física e mental, se consumidos de forma correta, de acordo com o nutricionista Rodrigo Judson.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.