Música

Lena Garcia alfineta: “Imperatriz não tem mercado para MPB”

Artista vai se mudar para Belo Horizontes, em buscas de novos rumos na carreira.

Angra Nascimento /Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h34
Lena Garcia tem 20 anos de carreira.
Lena Garcia tem 20 anos de carreira. (Foto: Angra Nascimento /Imirante Imperatriz )

IMPERATRIZ – A cantora Lena Garcia está com as malas prontas para deixar a cidade de Imperatriz, onde nasceu e viveu boa parte de sua vida. Com uma história na música há 20 anos, a artista vai se mudar para Belo Horizonte (BH), no próximo dia 6.

A decisão de deixar sua cidade natal, foi motivada por oportunidades lá fora, somadas a pouca valorização da MPB, ritmo em que canta desde a infância, por influência do seu pai. “Minhas influências musicais em MPB é porque sempre foi o que eu ouvir em casa. Meu pai (Rubem Garcia) que era músico e me influenciou”, explica a cantora sobre suas referências musicais.

Considerada a “capital do sertanejo”, a cidade de Imperatriz nunca teve muito espaço para a Música Popular Brasileira. Lena é mais enfática e afirma: “para MPB, praticamente não tem mercado em Imperatriz. Já teve fases boas, em que a cultura já foi mais respeitada pelo poder público”. Mas, atualmente tem sido bem difícil”, alfineta Lena, se referindo ao poder municipal e classe empresarial.

E, foi justamente essa fase difícil que fez com que Lena Garcia decidisse ir embora de Imperatriz. “Estou indo para Belo Horizonte para passar uma temporada, uma temporada bem grande, talvez eu fique morando por lá. Estou indo com a expectativa de fazer uns trabalhos que fui convidada e umas parcerias que já estão certas. Então, eu acho que vai ser uma temporada bem proveitosa, profissionalmente”, almeja.

Apesar de passar a maior parte do tempo em Imperatriz, Lena viveu várias temporadas fora da cidade. “Passei quatro anos em São Luís, já passei temporadas curtas, de duas semanas ou um mês, em algumas cidades do Tocantins, Piauí, Pará e Maranhão. Essas temporadas foram para registrar meu trabalho e ir plantando sementinha”, ressalta.

Lena Garcia tem uma vasta história musical nos palcos da vida, e coleciona alguns títulos conquistados em festivais país a fora. Dentre os vários festivais, estão um festival nacional realizado em Pereira Barreto, onde conquistou o quarto lugar e o mais recente concurso, o Festival Nacional da Canção, realizado em setembro de 2015, o qual lhe rendeu uma vaga entre os 10 finalistas, dos mais de 150 concorrentes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.