Dicas de alimetação

Nutricionista explica como suplementos alimentares podem ser aliados da saúde

Os suplementos têm nutrientes que nem sempre são adquiridos na alimentação.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h34
Os suplementos oferecem vários nutrientes.
Os suplementos oferecem vários nutrientes. (Reprodução /Internet )

Os suplementos alimentares podem ter um papel fundamental no processo de manutenção da saúde física e mental de diferentes públicos. Os suplementos oferecem nutrientes que nem sempre são adquiridos através da alimentação diária.

No entanto, para ter reais benefícios, é ser fundamental evitar o uso indiscriminado e sem orientação adequada, de acordo o nutricionista esportivo, Rodrigo Judson. “É importante que, antes de qualquer uso de suplementação, a pessoa passe por uma avaliação nutricional, garantindo assim um uso seguro e eficaz”, aconselha.

O profissional ainda aponta que a desmistificação dos suplementos alimentares é crescente e que o público que os utiliza como recurso para manter a saúde em dia é atualmente bastante amplo: vai de jovens frequentadores de academias em busca de um físico bonito, passando por pessoas que buscam saúde e qualidade de vida, atletas, chegando aos idosos, que muitas vezes consomem suplementos aliados à atividade física para combater possíveis patologias e ganhar longevidade.

“Em geral, os suplementos alimentares servem para suprir carências nutricionais do organismo, em virtude de uma alimentação incorreta ou de uma demanda nutricional aumentada devido a fatores específicos, como treino intenso e regular” diz Rodrigo Judson.

Já os atletas consomem suplementação alimentar para melhoria de desempenho e redução do tempo de recuperação muscular. “Eles possuem um curto espaço de tempo entre um treino e outro, com demandas extra de nutrientes para aumento de performance. Seus organismos requerem quantidades adicionais de antioxidantes e nutrientes específicos para manter o sistema imunológico funcionando perfeitamente”, completa o especialista.

Os suplementos também podem ser importantes, porém, para quem está bem longe de ter uma vida de atleta. Basta observar a vida contemporânea, principalmente de quem vive nos centros urbanos, para entender: correria, estresse e em geral uma dieta pouco rica em variedade de nutrientes são praticamente uma marca de nossa rotina. “Poderíamos consumir todos os nutrientes necessários ao corpo através da alimentação.

Mas, na prática, chegar a este equilíbrio se torna difícil por conta da dinâmica da vida atual. A correria cotidiana faz com que muitas pessoas não tenham uma dieta tão variada e saudável quanto gostariam”, sinaliza Rodrigo.

Nesse contexto, os suplementos são de grande valia, pois permitem que, de maneira prática, sejam ingeridos os nutrientes necessários para o bom funcionamento e manutenção do organismo. E aqui fica claro mais uma vez porque contar com a orientação de um nutricionista ou nutrólogo é tão importante. Embora existam necessidades nutricionais gerais, cada indivíduo apresentará uma específica carência suplementar, de acordo com seu estilo de vida, as atividades físicas que pratica, o tipo de dieta etc.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.