Ceia de Ano Novo

Nutricionista ensina como manter a dieta na ceia de Ano Novo

Opte por pratos coloridos e moderado em alimentos ricos em nozes e castanhas.

Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h36
(Reprodução)

IMPERATRIZ – Muitas pessoas passam o ano inteiro fazendo dietas, mas acabam recuperando os quilos perdidos em épocas como das festas de fim de Ano em razão de excessos à mesa. A boa notícia é que há como minimizar esse problema durante a ceia de Ano Novo.

Nem tudo está perdido, até mesmo para quem andou exagerando na ceia natalina, basta, para isso, adotar algumas dicas simples da nutricionista Steffane Jorge.

As dicas começam pelos ingredientes da ceia que devem ser cuidadosamente escolhidos.

“Na ceia pode ser usado o leite desnatado para fazer a base dos molhos e cremes de leite Light, o que já reduz em 25% o teor de gordura ou de açúcar desses produtos. A pessoa deve evitar ficar beliscando durante a confecção e preparação dessa ceia”, orienta.

A especialista sugere que, no início da ceia, os pratos com saladas, frutas e verduras devem ter preferência para que causem a saciedade e a pessoa não exagere em outros aperitivos.

“Às vezes a pessoa diz vou passar o dia todo sem comer e vou comer só na ceia. Não pode porque você vai chegar no local com muita fome e vai exagerar”, sugere.

Os pratos devem ser o mais colorido possível, ou seja, devem contar frutas, verduras e legumes e na parte de carnes (proteica) a preferência dever ser pelos grelhados.

Os alimentos ricos em nozes e castanhas são benéficos à saúde, mas muito calóricos. Também não é recomendável extrapolar no consumo de bebida alcoólica.

“Caso você venha a extrapolar, no dia seguinte é importante que tenha uma refeição mais leve, à base de sucos, frutas, sopas, caldos e reduzir as porções de arroz, macaxeira(mandioca) e macarrão”, lembra.

No entanto, a especialista, pondera sobre as dicas:” Dê preferência aos grelhados, mas se não for possível faça sua refeição com sua família e nos demais dias tente equilibrar nos excessos que você teve, fazendo caminhadas, exercícios físicos e muita hidratação”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.