Educação

Professor de Imperatriz lança livro sobre educação infantil

Francisco Almada é professor das universidades Federal e Estadual do Maranhão.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h38
(Divulgação / Assessoria )

IMPERATRIZ – Abordando perspectivas do estímulo de crianças menores de três anos para um melhor desenvolvimento, o professor doutro Francisco de Assis Almada lançou o livro A formação do professor de educação infantil no contexto das políticas educacionais: uma análise na perspectiva histórico-cultural.

Francisco Almada é professor das universidades Federal e Estadual do Maranhão, e a obra é fruto de uma tese de doutorado desenvolvida pelo autor na Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Elaborado a partir de pesquisas e análises dos principais documentos emitidos pela Secretaria da Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), o livro destaca a importância de se expandir à educação infantil de crianças menores de três anos, principalmente, a partir das atuais políticas públicas educacionais, a fim de garantir um melhor desenvolvimento do lado intelectual por meio de estímulos apropriados para esta fase.

Através das análises feitas, o pesquisador notou a falta de incentivo à educação infantil. “Nessa etapa existe apenas os cuidados básicos e é preciso um estímulo maior e mais próprio dessa etapa para um melhor desenvolvimento intelectual”, destacou.

O professor e autor do livro explicou, ainda, a importância da temática trabalhada no livro. “O nosso desenvolvimento psíquico depende da apropriação da cultura. É fundamental o estímulo das capacidades que desenvolvemos desde cedo para um melhor aprendizado”, enfatizou.

As pesquisas feitas pelo professor permitem uma visão de como abordar as temáticas referentes ao ensino infantil, tanto pelos professores, quanto pelo poder público educacional. O livro foi lançado pela editora da Uema e pode ser adquirido no departamento do Programa de Professores da Educação Básica do Plano de Ações Articuladas (Profebpar), no Campus Centro da UFMA, e em algumas livrarias da região.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.