Maquiagem

Maquiagem: saiba o que não pode faltar em um nécessaire

Itens básicos ajudam a te salvar e não deixar você na mão.

Angra Nascimento / Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h39
Itens básicos ajudam a te salvar.
Itens básicos ajudam a te salvar. (Reprodução /Internet )

IMPERATRIZ – Na correria da vida moderna, a pessoa nunca sabe o que vai acontecer, ao sair de casa cedo. Tudo pode acontecer, como uma reunião importante, um happy com os amigos, um jantar com o gato e às vezes não dá tempo de ir em casa. Diante disso, alguns itens básicos não podem faltar no nécessaire.

A maquiadora Bárbara Fernandes lista alguns básicos itens que podem te salvar e ajudam a não deixar você na mão. Esses itens básicos são: base, corretivo, pó compacto ou solto, blush, sombra, máscara de cílios, lápis para olhos, batons, pincéis, cotonete, hidratante e lenços demaquilantes.

Base – Muitas pessoas saem de casa sem maquiagem, então se for o seu caso é sempre bom carregar uma base na bolsa. “A base vai uniformizar a pele e já vai deixar um aspecto mais bonito, então é sempre bom usar, para carregar no nécessaire a melhor opção é que a base seja numa embalagem plástica, assim evita que quebre”, explica Bárbara Fernandes.

Corretivo – Para quem sofre com olheiras esse produto sempre deve estar na bolsa, porque vai cobrir mais o problema deixando a pele ainda mais uniforme. Para quem não sofre com olheiras ou só a base já ajuda a esconder, esse item pode ser dispensado, de acordo com a maquiadora.

Pó compacto ou soltoO pó vai ajudar a segurar toda a base e corretivo que foi passado antes, fazendo com que a make dure mais e tire o excesso de oleosidade que costuma aparecer ao longo do dia. “Se a pessoa já está maquiada e vai sair após o trabalho, só uma leve camada de pó com um pincel já vai ajudar a deixar a pele bonita novamente, mas se você tiver olheiras é bom que reaplique o corretivo antes de reaplicar o pó”, explica Bárbara.

Blush – É um item que serve para dar um “ar de saúde”, então ele deve ser aplicado aos poucos no alto da maçã do rosto em direção as têmporas.O blush é indispensável, pois ele tira a palidez que a base deixa na pele, mas ele deve ser aplicado com cautela, para que não deixe um efeito de ‘chinelada’.

Sombra - Para o dia a dia tons neutros como bege e marrom vão ajudar a realçar a beleza natural. A maquiadora explica como transformar numa make para a noite: "você pode continuar com a mesma sombra e só mudar o batom, indico um batom mais chamativo como vermelho ou pink, isso porque as atenções se voltarão para o batom e vai parecer que você fez outra maquiagem". Já as que preferem trocar de sombra, Bárbara dá uma dica: "passe uma sombrinha preta só no canto externo dos olhos, isso já vai deixar a make mais intensa".

Máscara de cílios - Máscara de cílios nunca é demais, porém é bom ter cuidado para não empelotar e deixar um efeito over. Para o dia a dia aplique uma camada ou duas, para a maquiagem da noite acrescente mais duas camadas escovando bem os cílios, isso vai deixá-los mais separados e alongados. Cuidado para não exagerar nas camadas e deixar um efeito 'pata de aranha'", alerta a maquiadora.

Lápis de olho - O lápis de olho faz uma grande diferença no olhar, sempre aplique só até antes do ponto da lágrima, que é aquele furinho no canto do olho, se você aplicar em cima dele vai criar aquela melequinha indesejada no canto dos olhos.

Batons - Existe uma infinidade de marcas e cores de batons no mercado, escolha as que mais lhe agradam. Bárbara Fernandes explica que menos é mais na hora de comprar batons. "Não adianta você comprar três batons da mesma cor, eles vão acabar estragando e você não vai conseguir usá-los todo. O ideal para consumidores finais é apostar em um de cada cor, desde que lhe agrade, por exemplo, um vermelho, um vinho, um pink e um nude, caso você goste e queira pode adicionar cores como roxo, preto, etc. A dica é só não ter vários com a mesma cor, porque além de economizar, você vai conseguir aproveitar seu batom até o fim".

Pincéis - Os pincéis são essenciais para uma make bem acabada, Bárbara indica os principais para adicionar no seu kit. "Todos são muito importantes, mas se você não pode comprar tudo de uma vez inicie comprando um pincel para base (duofiber), um pincel para pó, para blush, pincel de esfumar, pincel para aplicar sombra, para lábios e um pincel chanfrado, esse último é ideal para delinear olhos e corrigir sobrancelhas".

Cotonete - Assim como os algodões em disco, os cotonetes são indispensáveis, isso porque vão ajudar na limpeza. Os algodões em disco vão ajudar a limpar a pele com um demaquilante líquido ou vão servir para aplicar o tônico adstringente. Já os cotonetes vão ajudar a limpar qualquer errinho que tenha acontecido na maquiagem, ele também ajuda a limpar as sobrancelhas, caso fiquem sujas de base, por exemplo.

Lenços demaquilantes - São uma ótima opção para quem está cansado demais para tirar maquiagem, mas sabe que não é bom dormir maquiada. São práticos e cabem na bolsa, então você pode usar quando chega cansada do trabalho ou pode tirar da bolsa para trocar o batom e ir a um happy hour. Apesar da praticidade a maquiadora alerta: "lenços demaquilantes são ótimos, porém sempre que possível após utilizá-los lave o rosto com um sabonete facial, e aplique um tônico adstringente seguido de um hidratante, isso vai garantir que você tirou profundamente qualquer sujeira sem agredir a pele".

Hidratante - O hidratante é importante antes e depois de qualquer maquiagem. Bárbara explica que "o passo a passo de cuidados pré-maquiagem inclui um hidratante porque ele vai proteger a pele, ele vai ser uma película entre a pele e a maquiagem, evitando que os seus poros entupam e que sua pele fique oleosa”. Depois de retirar toda a maquiagem é importante aplicar um hidratante para tratar essa pele que passou várias horas maquiada.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.