Cultura

ITZ: exposição retrata o movimento da Jovem Guarda

A exposição Jovem Guarda permanece em cartaz até o próximo domingo (6).

Divulgação / Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h39
(Divulgação / Assessoria )

IMPERATRIZ – Com o objetivo de comemorar os 50 anos de um dos movimentos culturais mais expressivos do Brasil, a Jovem Guarda, alunas de um colégio particular de Imperatriz realizam uma exposição que retrata os caminhos desse movimento cultural, como os costumes, influências e o legado deixado pelos artistas da época.

A pesquisa aborda o início do movimento, que começou por meio do programa musical de mesmo nome. O Jovem Guarda, exibido na TV Record, popularizou-se rapidamente e transformou-se em um forte movimento que mesclava música, comportamento e moda.

Para as alunas Ana Clara Cangussú, Isabela Lucena e Rebeca Nascimento, todas cursando o 9° ano, a ideia da exposição é justamente apresentar ao público de hoje a essência da Jovem Guarda e como ela contribuiu com o estilo cultural do brasileiro.

“Os jovens já não sabem mais o que foi, então nós decidimos fazer esse projeto científico para mostrar a eles a importância do programa para os brasileiros. A cultura dos jovens mudou totalmente”, explica Ana Clara.

O trabalho também mostra o legado deixado pelo movimento, herança essa que se sustenta até hoje, de acordo com a aluna. “Atualmente, ainda temos muitos cantores, influenciados por essa expressão artística, são os conhecidos filhos da Jovem Guarda'”, explica.

Nomes como Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderleia foram grandes destaques musicais que fizeram sucesso durante a Jovem Guarda. O público que visitar a exposição pode ver discos de vinis diversos, além de fotos e livros que abordam a temática.

A exposição Jovem Guarda permanece em cartaz até o próximo domingo (6), na entrada principal do Imperial Shopping.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.